Por thiago.antunes
Preso%2C major Edson Santos afirmou que o pedreiro Amarildo de Souza foi assassinado por traficantes da RocinhaReprodução / TV Globo

Rio - Após quase dois anos, a Justiça do Rio confirmou que os policiais militares envolvidos no desaparecimento do ajudante de pedreiro Amarildo Dias de Souza na Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) Rocinha foram condenados por tortura seguida de morte, ocultação de cadáver e fraude processual. Treze PMs, entre eles o major Edson Santos, comandante da UPP à época do sumiço de Amarildo, foram condenados. 

Amarildo desapareceu na favela após ser levado por policiais militares para interrogatório na sede da UPP Rocinha, no fim da noite do dia 13 de julho de 2014. O major Edson foi condeado a 13 anos e sete meses de prisão. Já o tenente Luiz Felipe de Medeiros, considerado o orquestrador da morte de Amarildo junto com Santos, recebeu 10 anos e sete meses. Outros seis agentes estão presos e 25 respondem pelos crimes.

A sentença foi exibida pelo Fantástico deste domingo. De acordo com os autos do processo, o pedreiro Amarildo de Souza teria sido levado à sede da UPP na favela da Rocinha, no Rio de Janeiro, supostamente com o objetivo de fornecer informações sobre o local em que uma facção criminosa guardaria armas e drogas. Segundo a acusação formulada pelo Ministério Público, ele não resistiu a uma sessão de torturas e morreu dentro da própria unidade.

?Relembre o caso

Amarildo foi torturado e morto em julho de 2013, depois de ser levado por PMs para a sede da UPP Rocinha. No processo, 25 agentes sãos acusados de envolvimento no desaparecimento da vítima, cujo corpo não foi encontrado. Eles respondem pelos crimes de tortura, ocultação de cadáver, fraude processual e formação de quadrilha.

Amarildo%3A 25 policiais respondem pelo crimeReprodução

LEIA MAIS

Corpo de Amarildo pode ter sido removido da Rocinha por PMs do Bope

Suborno no Caso Amarildo é confirmado pela Justiça Militar

Laudo conclui que voz de traficante assumindo morte de Amarildo é de PM

Você pode gostar