Plenário da Câmara de Vereadores de Nova FriburgoDivulgação

A leitura do voto do relator da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) do Transporte Público está marcada para acontecer no dia 4 de fevereiro, a partir das 10h. A comissão foi instaurada no dia 7 de julho para investigar e apurar responsabilidades e supostas irregularidades contidas no processo Administrativo nº 1.840/2021 da Prefeitura de Nova Friburgo, que tinha como objetivo a contratação de empresa de transporte municipal.
A CPI é composta pelos parlamentares: Priscilla Pitta, como presidente; Maicon Queiroz, relator; e os membros Vanderléia Abrace Essa Ideia, Carlinhos do Kiko e ngelo Gaguinho e encerrou os trabalhos no final do ano passado. Contudo, com a proximidade do recesso parlamentar, foi decidido que a leitura do voto seria realizada após o retorno.
Segundo o rito, além do conhecimento do parecer do relator, vereador Maicon Queiroz, caberá aos demais membros da CPI votar contra ou a favor do parecer. Se aprovado, a CPI encaminhará as conclusões para a Mesa Diretora da Câmara para os devidos encaminhamentos, de acordo com as recomendações propostas.
Além disso, caso o parecer seja aprovado, o mesmo será encaminhado também ao Ministério Público e/ou à Procuradoria do Poder Executivo, com a cópia da documentação, para que promovam a responsabilidade civil ou criminal por infrações apuradas e adotem outras medidas decorrentes de suas funções institucionais além de outras instituições da sociedade civil que os membros entenderem oportuno.
Caso contrário, se os vereadores não aprovarem o relatório final, solicita-se o arquivamento. De acordo com a assessoria jurídica da comissão, o advogado Jorge Gonçalves da Silva, entra na reta final com este último ato dos trabalhos da comissão. “A CPI se encerra com o cumprimento das ações previstas no relatório. Agora é saber se foi aprovado para dar sequência ao que o relator propôs ou se será indicado o seu arquivamento”, explica.
Segundo a Câmara, ao longo de seus 150 dias de trabalho da CPI, foram realizadas sete reuniões internas, cinco oitivas com 13 testemunhas que resultaram em um relatório final com cerca de 50 páginas. A sessão, que acontece no Plenário Jean Bazet, será transmitida em tempo real pelo canal oficial da Câmara Municipal de Nova Friburgo no Youtube.

Deam de Nova Friburgo confirma prisão de homem acusado de espancar ex-companheira

Especializada chegou a pedir ajuda à população para localizar o agressor