Policiais desmantelaram central pirata de internet em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense.Divulgação/PCERJ

A Polícia Civil desmantelou um local que era utilizado por milicianos para distribuir irregularmente acesso à internet no bairro da Cerâmica, em Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense. No local, os agentes apreenderam cabeamento irregular de concessionárias de serviço público e constataram furto de energia elétrica, que abastecia a estação.
A operação foi realizada pela Delegacia de Defesa dos Serviços Delegados (DDSD), que recebeu a denúncia e iniciou uma investigação, que identificou o local e os suspeitos. No memento em que foi deflagrada a ação, não havia responsáveis no local. Todo material recolhido foi levado para a sede da delegacia.
Ainda segundo as investigações, os responsáveis pelo central irregular impediam técnicos de diversas concessionárias de prestar serviços à população da região e obrigavam os moradores a aceitarem os serviços prestados pela milícia.
A interdição da central representa um prejuízo mensal de aproximadamente R$ 300 mil reais aos criminosos. O objetivo dos policiais é asfixiar fontes de renda e interromper comércios ilegais, cuja exploração gera grande lucro para a milícia.