IBGE cancela concurso com 204 mil vagas para o Censo 2022; Candidatos serão reembolsadosImagem Internet

Nova Iguaçu foi palco do pontapé inicial para o Censo 2022 nesta semana. A comunidade Zumbi dos Palmares recebeu nesta semana agentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Nesta primeira etapa, estão sendo feitos testes sobre os métodos de aferição dos dados da população e dos sistemas utilizados para medir os dados.
De acordo com o coordenador de área do IBGE Felipe Feijó, a comunidade Zumbi dos Palmares foi a primeira do Brasil a participar do teste para o Censo 2022, e um desafio, com tantos becos e vielas, é não deixar nenhuma casa de fora. No Estado do Rio, a cidade de Engenheiro Paulo de Frontin, no Centro-Sul do Estado do Rio, também foi escolhida para essa etapa.
“Muito importante porque a gente consegue desenvolver a comunidade, além de começar a chamar à atenção dos moradores de que é muito importante estar participando. (...) E assim, as nossas autoridades ficam voltadas para tudo isso que está acontecendo aqui. É um grande passo para toda a comunidade. O desafio principal para a gente é que a cobertura seja feita de forma efetiva em toda a comunidade. (...) A gente tem uma técnica específica de entrar em todos os becos direitinho, seguindo um protocolo, uma ordem, para que nada fique descoberto”, disse à TV Globo.
As entrevistas para o Censo deveriam ter sido feitas em 2020, mas foram suspensas devido à pandemia. Este ano, foram novamente suspensas e a pesquisa acabou ficando para 2022. O último censo no Brasil foi realizado em 2010. Em 12 anos, muita coisa mudou no país.