Por Emílio Figueira Psicólogo

Foi instituída no ano passado pela Lei 13.585, de 26 de dezembro de 2017, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, sempre entre os dias 21 a 28 de agosto. Durante esses dias, a Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), abre debates para a reflexão da igualdade e inclusão social. O objetivo é sensibilizar governos e comunidades em relação às potencialidades das pessoas com deficiência e chamar a atenção para as suas necessidades, através de ações específicas.

Este ano o tema é 'Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas', reafirmando, no contexto desse movimento, a importância da participação da família em todos os processos de vida de seus filhos, no campo educacional, de desenvolvimento, de habilitação e reabilitação, e demais projetos como na gestão das Apaes.

A Fenapaes convoca todas as Apaes e entidades filiadas a realizarem ações de incentivo em seus municípios e estados e convida toda a sociedade a participar dessa grande mobilização. E já que o tema deste ano é a família, nada melhor do que refletirmos sobre isto.

É de fundamental importância que a família esteja engajada diretamente neste projeto de reabilitação e/ou de Escola Inclusiva. Não podemos esquecer inicialmente que o nascimento de uma criança com algum tipo de deficiência já traz várias reações e sentimentos à família e uma desorganização emocional, a qual só reencontrará o equilíbrio com a aceitação do fato.

Quanto maior for essa aceitação maior será o envolvimento no processo terapêutico e educacional da criança. Papéis que pais, familiares e professores desempenham no desenvolvimento e educação da criança são próximos e complementares e podem proporcionar à criança melhores oportunidades no desenvolvimento de suas capacidades, seja qual for a sua limitação.

Posso propor a esses familiares que uma das primeiras formas para realizar isto pode ser participando de reuniões da equipe escolar para planejar, adaptar o currículo e compartilhar sucessos - ser incorporados pela escola como parceiros de planos da equipe, participando de todos os aspectos operacionais da escola. Estar nas atividades extracurriculares e terem acesso a treinamentos relevantes.

A escola deve desenvolver informações sobre os serviços de apoio à família, pois nesta interação escola/família, a Inclusão Escolar obterá muito mais êxitos educacionais e em campanhas como a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla.

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