luzimar rosa - divulgação
luzimar rosadivulgação
Por Luzimar Rosa Coach business

Rio - As vagas temporárias representam a possibilidade de renda, seja como primeiro emprego ou para recolocação profissional. Conseguir a tão sonhada efetivação ao término do período é o objetivo de muitos colaboradores contratados nesse regime de trabalho.

A principal virtude deve ser a dedicação. O colaborador deve dar o melhor de si e ser o mais profissional possível. O mercado está com carência de pessoas comprometidas e que procuram ter um êxito maior no trabalho.

Um dos passos é se preocupar com o cliente. Isso envolve procurar dar o melhor atendimento e atenção maior. Um bom exercício para melhorar o rendimento é se colocar no lugar do cliente para saber como gostaria de ser atendido.

Outro fator a observar é a pontualidade. O período inicial serve para o gestor observar tanto as qualidades quanto os defeitos. E há defeitos que sobressaem mais nesse período, como os atrasos. Isso mostra que a pessoa não está tão comprometida como afirmou na entrevista de seleção.

Obedecer às regras também faz a diferença. Toda empresa tem o seu jeito de gerir os colaboradores. É o direito delas. Quem quer se manter no time precisa entender o que pode ou não ser feito. Caso alguém tenha decidido que um comportamento ou maneira de agir é inapropriado para o lugar é porque isso pode desestabilizar a harmonia da equipe. Quem não quer perder a vaga precisa saber as regras e segui-las.

É preciso também cuidado para não confundir local de trabalho com local de paquera. Isso pode intimidar colegas de trabalho e atrapalhar o desempenho da equipe. Há empresas que proíbem casais ou até parentes no ambiente de trabalho.

A interação com a equipe e com o superior é utra indicação sobre a efetivação. Isso não significa que você vai conseguir fazer amizade com todos. Mas é fundamental respeitar os colegas e mostrar-se disposto a ajudar. Procure mostrar que veio para somar. Equipe unida é formada por integrantes que trabalham com a mesma mentalidade. E quem ajuda, também acaba sendo ajudado.

Por último, mesmo que você não seja efetivado, não fique triste. Isso não significa que o trabalho realizado foi ruim. O mais importante é tentar dar o seu melhor. Outras oportunidades surgirão.

Luzimar Rosa é coach business

Você pode gostar
Comentários