Zelito Tringuelê, prefeito de Guapimirim - Divulgação
Zelito Tringuelê, prefeito de GuapimirimDivulgação
Por Zelito Tringuelê Prefeito do Município de Guapimirim

Rio - Comemorações, festas, shows, quem não fica feliz com estes eventos em seu município? Logo que assumi a Prefeitura de Guapimirim e tomei conhecimento da nossa realidade, a cada dia era maior a minha conscientização sobre a importância da parceria que eu, como gestor, deveria ter com os moradores da cidade.

Sei que, junto com o meu secretariado, nestes quase dois anos à frente da Prefeitura, muitas vezes tomei iniciativas pouco simpáticas, mas que tinham como único objetivo a qualidade de vida, principalmente daqueles que residem em Guapimirim.

Este ano tivemos que lutar contra várias adversidades como, por exemplo, a diminuição dos valores que recebíamos dos royalties que, devido a uma decisão judicial, nos últimos 12 meses, foram drasticamente reduzidos a 49% do que nossa cidade recebia. Isto, sem dúvida, acarretou grandes dificuldades para desenvolvermos nossos projetos.

Fui para as ruas, acompanhei obras e, principalmente através de mutirões da Prefeitura, acompanhado do meu secretariado, ouvi as necessidades dos guapimirenses. Aí entrou a importância da parceria, compreensão e ajuda que o gestor deve conquistar junto aos moradores. Não é segredo, principalmente para os administradores municipais, que este ano de 2018 foi financeiramente difícil para as Prefeituras, estados e para o Brasil.

Em Guapimirim, focamos nas necessidades principais do município. No ano passado fizemos uma grande festa para comemorar o aniversário da cidade. Neste ano, a celebração do aniversário foi a primeira atividade que cancelamos. Mas não deixamos passar em branco.

Para comemorar nossos 28 anos do aniversário de Guapimirim, no último dia 25 de novembro, priorizamos a continuidade dos ônibus para atender os universitários, cada vez mais a qualificação da área da Saúde, a qualidade da merenda escolar, o estímulo à agricultura familiar, os projetos dedicados à terceira idade, a coleta de lixo, o estímulo ao empreendedorismo entre moradores e alunos de nossas escolas e, principalmente, mantermos os salários dos servidores e o pagamento de fornecedores do município em dia, sem esquecer a atenção, cada vez maior, que damos à segurança aos nossos munícipes e visitantes.

Pensando assim, com esta parceria tivemos conquistas importantes, como a estimulação do turismo em nossa cidade, a inauguração dos cursos profissionalizantes de Guapimirim, que estavam parados há cinco anos, e o pagamento da dívida que o município tinha, desde 2009, junto aos governos Federal e Estadual, o Cadastro Único de Convênios-(CAUC), espécie de SPC das prefeituras, que nos impedia de receber emendas parlamentares, realizar convênios com a União ou o estado, enfim de nos dar possibilidades de ganhos para realizarmos maior número de obras em nossa cidade.

Este foi o nosso jeito de comemorar os 28 anos de Guapimirim, de mãos dadas com os moradores, torcendo que em 2019 possamos conquistar novas metas para o nosso município realizando obras, estimulando a instalação de empresas em nosso município que, com certeza, vão gerar inúmeros empregos para atender aos nossos munícipes.

Acredito que,se estivermos juntos, Guapimirim será uma referência na região, porque gestão não se faz sozinho.

Zelito Tringuelê é prefeito do Município de Guapimirim

Você pode gostar
Comentários