Tiago Aquino: Rir é o melhor remédio

O riso é uma coreografia muscular em nossa face. Ao rirmos, movimentos doze músculos faciais, e ao gargalharmos movimentamos 24. Que tal? Além da sua importância emocional, o riso auxilia no rejuvenescimento do sujeito

Por Tiago Aquino Palestrante, escritor e palhaço

Tiago Aquino Paçoca -

Rio - A vida nos grandes centros urbanos, para a maioria das pessoas, está um caos. Insegurança, violência desmedida, trânsito intenso, pessoas intolerantes e sem paciência, e por ai vai! No entanto, existe uma ação que poderá deixar o seu dia-a-dia mais saudável: o RISO.

No dia 18 de janeiro, ou seja, hoje, é celebrado o Dia Internacional do Riso!

O riso é um fenômeno universal e ultrapassa culturas e as gerações. O riso é uma resposta biológica do corpo aos estímulos dados, bem como é uma ação essencial na comunicação social e relação humana. O riso e o humor atuam de forma significativa no bem-estar integral do sujeito.

Aristóteles foi o primeiro a apresentar a tese de que o riso é uma ação específica do ser humano. Historicamente, o riso e o humor passaram por grandes transformações e diversos níveis aceitações na sociedade, sendo até tratado como demonstração de superioridade - quando o outro riria das fragilidades do outro.

No início do século XX, Freud notava o humor como uma das formas mais saudáveis para o bem-estar psíquico, sendo ação de autodefesa que permite o ser humano trabalhar suas emoções. Inúmeras pesquisas apontam os benefícios para o sujeito que sorri, como a diminuição do estresse, diminuição do medo e ansiedade, bem como das doenças cardíacas.

Você já se sentiu contagiado por um riso? Isso acontece por ter conexão social com o sujeito que ri, sendo uma manifestação manifestada em sua plenitude e que aproxima as pessoas.

Apesar de ser incentivado na atual sociedade, ainda não se pode rir em qualquer situação ou lugar.

O riso é uma coreografia muscular em nossa face. Ao rirmos, movimentos doze músculos faciais, e ao gargalharmos movimentamos 24. Que tal? Além da sua importância emocional, o riso auxilia no rejuvenescimento do sujeito.

O riso e o humor invade os espaços de saúde, como os hospitais, assumindo novos papéis e podem diminuir a dor e ansiedade dos pacientes, sendo fato valioso nos tratamentos e cuidados médicos.

Seguem algumas dicas para que você possa aumentar o riso em sua vida: resolva os problemas da sua vida com soluções imediatas; reflita e descubra o que te faz mais rir e tenha em seu círculo social pessoas engraçadas e que esbanjam gargalhadas de forma espontânea e positiva.

A felicidade vem e vai, é momentânea e relativa e não existe no real. A felicidade está atrelada às nossas experiências da vida, e o riso é o combustível para que sua vida seja divertida!

Tiago Aquino é palestrante, escritor e palhaço

Comentários

Últimas de Opinião