Max Lemos: Queimados: a independência que deu certo!

Após anos de batalha, Queimados tornou-se independente no histórico dia 25 de novembro de 1990, dando um decisivo passo rumo ao desenvolvimento

Por Max Lemos*

opina2511
opina2511 -
Os tempos de luta pela emancipação de Queimados ainda estão bem vivos na minha memória. Ainda garoto, movido pelo idealismo e o sonho de transformar o então distrito de Nova Iguaçu em uma cidade e assim melhorar as condições de vida da população, tive o prazer de acompanhar de perto a luta de bravos guerreiros que se juntaram e aglutinaram forças em prol dessa causa. Após anos de batalha, Queimados tornou-se independente no histórico dia 25 de novembro de 1990, dando um decisivo passo rumo ao desenvolvimento. Agora, quase balzaquiana, a cidade completa 29 anos em meio ao desafio de manter o crescimento econômico, que outrora lhe credenciava como a terceira cidade que mais crescera em todo o país.

A emancipação representou para Queimados mais autonomia, investimentos, melhorias em infraestrutura, empregos, e dignidade para seus moradores. Foi uma independência que deu muito certo. Hoje, vejo que valeu a pena todo o sacrifício enfrentado para chegarmos aos dias atuais. Quis o destino que eu me tornasse vereador, presidente da Câmara, prefeito por duas vezes e, agora, deputado estadual.

Enfrentar a crise econômica e política que varreu o país e mais gravemente o estado do Rio tem sido um desafio a ser vencido desde os tempos em que ainda era prefeito. Contudo, por meio de um rigoroso equilíbrio orçamentário, conseguimos diversos avanços: asfaltamos 500 ruas, entregamos mais de 4 mil casas populares, canalizamos rios, construímos diversas escolas e unidades de saúde, entre outras realizações.

Na Assembleia, apesar do curto período, nosso mandato já conseguiu conquistas importantes para a cidade. Três leis já foram sancionadas: a que garante o custeio mensal do governo do estado para a nossa tão sonhada maternidade, a que garante o recurso para a implantação de uma escola técnica e a que dá isenção em despesa cartorária para a Companhia de Habitação de Volta Redonda (COHAB), que irá beneficiar centenas de famílias do conjunto Vila Camorim. Também conseguimos recursos, junto ao governo do estado, para serem investidos em obras de infraestrutura e água potável para diversas regiões, além da revitalização do Distrito Industrial, responsável por mais de 70% do PIB da cidade.

Muitos desafios ainda precisam ser enfrentados e superados, sendo a segurança pública o principal deles. Não podemos admitir que o batalhão de Queimados tenha 46 vezes menos policiais que os batalhões da Zona Sul. Para tentar amenizar esse cenário, nosso mandato destinou R$ 500 mil em emenda parlamentar para a implantação do Programa Segurança Presente, no próximo ano. O intuito é aumentar a sensação de segurança e dessa forma reduzir os índices de criminalidade, que já vem caindo consideravelmente.

Sabedores dos desafios, temos motivos para comemorar mais um ano de emancipação e também de nos orgulhar. Na programação de aniversário, está a inauguração da Vila Olímpica do Palestra, uma obra que tenho muito orgulho de ter conseguido os recursos, à época, junto ao Ministério do Esporte. A nova área de lazer oferecerá, além do campo de futebol com medidas oficiais, uma pista de atletismo, dois vestiários e uma quadra de areia. Um grande presente de aniversário! Parabéns, Queimados! 29 anos de emancipação!
 
*Max Lemos é Deputado Estadual e ex-prefeito de Queimados

Galeria de Fotos

opina2511 arte o dia
Max Lemos (MDB) Divulgação/Alerj

Comentários