Rosane Felix: Escola Inteligente, cidadão consciente

O investimento a ser realizado pelo Governo será mais do que compensador, pois haverá retorno financeiro com a economia gerada

Por Rosane Felix*

OPINA4DEZ
OPINA4DEZ -
Em um Estado que enfrenta tantos problemas financeiros, que em um passado recente já atrasou salários, não pagou as dívidas e hoje está em Regime de Recuperação Fiscal, é preciso observar detalhes que fazem diferença nos gastos públicos. Recentemente, a Alerj aprovou um projeto de lei, de minha autoria, criando o Programa “Escola Inteligente, Consumo Consciente”, que estabelece uma série de ações para reduzir o consumo de água e luz nas escolas estaduais, gerando economia para os cofres públicos e conscientizando os alunos sobre a importância de evitar o desperdício. Entre as ações previstas estão a instalação de torneiras automáticas e lâmpadas LED com sensor de presença, além da substituição de equipamentos elétricos antigos por modelos mais novos e a manutenção periódica das redes elétrica e hidráulica.

O investimento a ser realizado pelo Governo será mais do que compensador, pois haverá retorno financeiro com a economia gerada. Por exemplo, uma única torneira gotejando ininterruptamente pode desperdiçar até 46 litros de água por dia e os nossos alunos não têm a consciência de fechar as torneiras até o final. Imagine então quantos litros podemos economizar em todas as escolas do Estado ao adotarmos medidas de prevenção e modernização. Para boa parte da população, passa despercebida a possibilidade de combater o desperdício e, atualmente, grande maioria das escolas não tem serviço de manutenção. É bom destacar que o dinheiro economizado poderá contribuir para suprir outras necessidades da população.

Além disso, a criação deste programa nas escolas ajudará na conscientização dos alunos. Pois, apesar do nosso país já ter experimentado uma crise de energia elétrica e, nos últimos anos, uma grande crise hídrica que prejudicou o abastecimento de água em diversos municípios, a cultura do desperdício ainda prevalece em boa parte da população. Precisamos mudar essa realidade! Se queremos criar uma mudança de mentalidade na sociedade, o melhor lugar é a escola. Educação é palavra-chave quando se quer promover uma transformação social. É importante que, desde cedo, nossas crianças e adolescentes sejam conscientizados sobre o tema e sejam multiplicadores da informação. Pensando nisso, o meu projeto de lei prevê a realização de palestras e debates e também uma premiação para a escola que economizar mais durante o ano, como forma de incentivar a redução no desperdício de água e luz.

Precisamos lutar pela preservação do nosso meio ambiente. A água é um recurso natural indispensável à vida, mas que corre o risco de acabar. Atualmente, em diversas partes do mundo, já estamos enfrentando problemas no abastecimento de água. Segundo um relatório da ONU apresentado em 2015, até 2030, o planeta enfrentará um déficit de água de 40%, por isso a necessidade urgente de melhorar a gestão desse recurso, pois a água é fonte de vida. Vale lembrar que, no Brasil, como a eletricidade é gerada principalmente por hidrelétricas, economizar no consumo de energia elétrica significa também um impacto real e imediato na preservação de nossa água potável.

A implantação do Programa “Escola Inteligente, Consumo Consciente” fará com que haja mais dinheiro nos cofres do Estado e contribuirá na conscientização sobre o meio ambiente. Sendo assim, aguardamos a sanção do Governador e a regulamentação da Lei para que esta proposta seja colocada em prática o quanto antes. Pois, é uma medida urgente e inadiável!

*Rosane Felix é deputada estadual pelo PSD, presidente da Comissão de Assuntos da Criança, do Adolescente e do Idoso da Alerj.
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Galeria de Fotos

OPINA4DEZ ARTE KIKO
Rosane Felix Divulgação

Comentários