Alessandro Trindade: Capacitação é a força da gastronomia fluminense

A iniciativa segue a tendência e necessidade inadiável, de uma cadeia de produção sustentável e com menor impacto ambiental

Por Alessandro Trindade*

OPINA5DEZ
OPINA5DEZ -
O Senac RJ realiza um papel muito importante na democratização do conhecimento gastronômico na sociedade fluminense e, para isto, é necessário estar antenado ao que acontece de mais atual. Através de diversos projetos e iniciativas, a instituição se torna o elo entre profissionais, empresários, fornecedores e consumidores. Um destes projetos é o Chefs Embaixadores, profissionais de grande experiência que chancelam os conteúdos dos nossos cursos com informações atualizadas sobre as tendências do segmento gastronômico, além de participarem de vários eventos e ações pedagógicas juntos aos alunos, visando aprimorar a formação profissional oferecida pela instituição.
Foi junto com os Chefs Embaixadores Teresa Corção (Embaixadora de Cozinha Brasileira) e Frédéric Monnier (Embaixador de Panificação), que surgiu a ideia do projeto de manejo sustentável do pirarucu. A iniciativa segue a tendência e necessidade inadiável, de uma cadeia de produção sustentável e com menor impacto ambiental. Nesta semana apresentaremos aos nossos alunos e instrutores, através de uma palestra e oficinas gastronômicas práticas, as técnicas de preparo deste peixe e um pouco da experiência amazônica vivenciada in loco, pelos nossos Chefs.

O monitoramento do que acontece na Gastronomia é um processo contínuo e que sempre permeou a atuação do Senac RJ. Hoje, o nosso pioneirismo na formação de profissionais para atuação no segmento cervejeiro, auxiliou na construção de um mercado mais maduro e consciente em relação à compra, armazenamento, serviço e consumo destes produtos.
Quando falamos de tendência na Gastronomia, não podemos restringir à utilização de um produto ou de sua cadeia de produção, apesar do seu merecido protagonismo e da satisfação que nos proporciona ao testemunharmos os resultados que ajudamos a alcançar. É necessário falar também de inovação, mola-mestra dos grandes restaurantes do mundo.
Para atendermos esta demanda, além da expertise do Chef Rafa Costa e Silva (Embaixador de Inovação), temos o projeto Pesquisa e Inovação na Cozinha, capitaneado pela talentosa Chef Gisela Abrantes. Os alunos deste projeto, através da aplicação de técnicas e tecnologias, não só monitoram tendências, eles as criam.

Com os desafios que o setor de alimentação continuamente nos impõe, o ano de 2020 vem chegando e seguiremos na busca do atual, nos mantendo conectados a tudo que vem acontecendo na Gastronomia pelo Brasil e no mundo.



*Alessandro Trindade é especialista de Gastronomia do Senac RJ.
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Galeria de Fotos

OPINA5DEZ ARTE KIKO
Alessandro Trindade Divulgação

Comentários