Leandro Almeida - Divulgação
Leandro AlmeidaDivulgação
Por Leandro Almeida*
Com a evolução da flexibilização em várias cidades do Brasil, mais do que nunca precisamos nos adaptar. Listei abaixo 5 chaves que precisam ser viradas por empresários e funcionários das companhias para que consigam emergir de forma sustentável nessa realidade ímpar que o mundo enfrenta.

- Produtividade: a busca pela maior produtividade deve levar em conta o colaborador de forma individual, pois pudemos perceber que alguns produziram até melhor no home-office e outros que não renderam tanto quanto era esperado. O principal neste item é entender que a maneira como medimos e cobramos produtividade mudou.

- Conhecer o colaborador: não adianta mais saber apenas onde o seu colaborar mora, por exemplo. É preciso saber como ele mora, como é a relação dele com os familiares, se há alguém doente na família, como está a questão financeira da família, qual o nível de estresse a que ele é submetido. Portanto, é hora de as empresas mapearem sua população interna, estarem mais próximas de seus colaboradores e oferecer um serviço de apoio de saúde que inclua suporte emocional, mental e financeiro.

- Parceiros: Aqui há dois pontos importantes que quero dividir com vocês. Negociar com seus fornecedores é lei, é de praxe. O segundo ponto: existem consultorias que podem ajudar as empresas a redesenharem seus processos de forma a enfrentar essa fase difícil – e sem prejuízo para o colaborador. Busque ajuda!

- Investimento em ações de qualidade de vida: mais do que nunca a máxima de que prevenir é o melhor remédio está valendo. E não estou falando apenas do álcool em gel, das máscaras e do novo layout das mesas. Estou me referindo a desenvolver ações que lembrem a esse colaborador como e por que ele deve cuidar da sua saúde, inserir programas de alimentação saudável, incentivar a prática de atividades, combater o fumo (muitas pessoas voltaram a fumar devido ao estresse), entre outros.

- Segurança: por fim, quero falar dessa que talvez seja a principal chave nesse momento. Os colaboradores estão inseguros quanto ao seu futuro nas corporações. É hora de tranquilizar seu time, ser transparente e rápido caso haja necessidade de alterações, não permitir que os boatos se instalem. Mostre ao seu colaborador que ele é fundamental e que você conta com ele nessa retomada.

*Leandro Almeida é fundador e diretor sócio da DynamicCare Benefícios