Yedda Gaspar, presidente da Federação dos Aposentados do Rio - Reginaldo Pimenta
Yedda Gaspar, presidente da Federação dos Aposentados do RioReginaldo Pimenta
Por Yedda Gaspar*
É lamentável a falta de sensibilidade dos políticos brasileiros, que não mexem uma palha pela aprovação do projeto de lei do Senado que concede um 14º salário extraordinário aos aposentados e pensionistas, em compensação a antecipação do 13º, que ocorreu no início da pandemia do novo coronavírus.
Com a antecipação, muitas famílias terão dificuldades com os gastos extras de fim e início de ano, como IPTU, IPVA e outros. Isso, sem falar que, com o desemprego em nosso país, muitos de nós somos obrigados a ajudar filhos e netos, até mesmo com alimentação.
Publicidade
Embora a falta de sensibilidade dos políticos não nos cause espanto, já que não se sensibilizaram quando aprovaram a Reforma da Previdência, que prejudicou milhares de trabalhadores e reduziu drasticamente a renda familiar das futuras pensionistas, eles poderiam, ao menos uma vez, olhar com mais empatia para o povo que os elegeu.
Os deputados e senadores poderiam, pelo menos, ser coerentes. Já que eles derrubaram o veto do presidente Bolsonaro à desoneração da folha de pagamentos, abrindo mão de bilhões de reais da Previdência Social.
Publicidade
Se a Previdência pode se dar ao luxo disso, não seria um 14º salário para pobres aposentados e pensionistas que iria quebrá-la. E não seria favor nenhum, apenas uma atitude justa e necessária.
*Presidente da Federação das Associações dos Aposentados e Pensionistas do Estado do Rio de Janeiro (Faaperj)