Cláudio Riccioppo especialista em RH - divulgação
Cláudio Riccioppo especialista em RHdivulgação
Por Cláudio Riccioppo*
Ter um currículo gerador de entrevistas de emprego é fundamental para novas conquistas profissionais. Mas a maioria dos candidatos a uma vaga de emprego não conhece e não usufrui das ferramentas mais eficazes para transformar o currículo em um ímã de recrutadores.
A primeira coisa que é preciso entender é que você não vai conquistar grandes resultados tendo um único currículo de maneira rígida e engessada, é importantíssimo fazer a dissertação de sua trajetória profissional de forma alinhada ao anúncio de cada vaga que você encontrar, apresentando conhecimentos e habilidades de maneira a ser a solução para a demanda que a empresa possui.
Publicidade
Ter um perfil campeão no LinkedIn e saber trabalhar a ferramenta, que é a mais eficiente arma a favor de quem está à procura de um novo emprego, é fundamental. Conhecer técnicas de SEO para ter controle sobre os mecanismos de busca que podem lhe colocar à frente dos demais candidatos para o recrutador faz toda a diferença, desta forma, a utilização de palavras-chave para melhor performance dos processos de indexação e com isso ser mais facilmente encontrado nas buscas dos selecionadores é um conhecimento que multiplica resultados na construção da empregabilidade e geração de entrevistas de emprego.
Saber como realizar a sua divulgação para vagas de emprego de maneira bem encaixada às demandas anunciadas também é de suma importância. Uma boa parte dos candidatos acredita que quanto maior o número de vagas atacadas com o currículo, maior suas chances de conseguir entrevistas de emprego.
Publicidade
Isso, no entanto, é um erro enorme, pois os profissionais de recursos humanos recebem em média muitas centenas e às vezes milhares de candidaturas por anúncio e tomam a decisão de dar seguimento à leitura do currículo em um prazo de até seis segundos, logo, se dentro deste pequeno intervalo de tempo o recrutador não entender que seus conhecimentos são a solução para o que ele pretende, você está fora!
Conhecer um pouco de técnicas de entrevistas e negociação salarial também é um ponto muito importante, pois não adianta nada você conseguir chegar na frente de quem pode te contratar e perder a oportunidade de ser escolhido, é importante fazer o dever antes de sentar para ser entrevistado conhecendo um pouco da empresa, além de levar um currículo impresso e bem atualizado para a seleção.
Publicidade
*Especialista em RH e CEO da Employability.