Matéria Salva!

Agora você pode ler esta notícia off-line

Matéria removida da seção links salvos

Últimas notícias

Desde o começo de 2021, a Secretaria do Ambiente e o Inea já iniciaram ações de limpeza e desassoreamento de rios, através do programa Limpa Rio, em 15 municípios, mais de 20 corpos hídricos foram contemplados. O programa atua para melhorar o escoamento de rios, córregos e canais, evitando o transbordamento e enchentes. A expectativa é retirar até o fim da limpeza cerca de 500 mil metros cúbicos de resíduos, que receberão a destinação ambiental correta.

As ações do Limpa Rio fazem parte de um Plano de Contingência criado pelo governo do estado para as chuvas de verão. O objetivo é trabalhar de forma conjunta e integrada por meio de diversas secretarias e órgãos estaduais, oferecendo apoio à população, soluções rápidas e evitando tragédias.

Outro fator importante que deve ser considerado quando falamos de prevenção e impacto das chuvas, é que parte desse trabalho passa também pela conscientização e educação ambiental. Além dos resíduos orgânicos retirados dos rios, canais e córregos, o lixo doméstico também é um grande vilão nesse processo e encontrado em grande quantidade nesses corpos hídricos. Sofás, geladeiras, pneus e até um carro já foram retirados em ações do Limpa Rio.
Publicidade
A população precisa fazer a sua parte e entender que cuidar do meio ambiente é cuidar do futuro. Ações de preservação ambiental, por menor que sejam, geram um impacto enorme e precisam ser incorporadas na rotina de cada um de nós.
É secretário estadual do Ambiente e Sustentabilidade
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.

mais notícias
Publicidade
escolha do editor
Publicidade
mais notícias