A biblioteca Municipal de Paraty apresenta Especial Malba TahanDivulgação

Por Persante Baldoni
Nascido em 6 de maio de 1895, no Rio de Janeiro, Júlio César de Mello e Souza - Malba Tahan - começou a lecionar aos 18 anos. Como ele era um contador de histórias, começou a envolver a matemática em seus enredos.
Como não houve qualquer interesse em suas produções, assinou os contos como R. S. Slade (pseudônimo fictício americano), e depois, admirador da cultura árabe, passou a assinar suas obras como Ali Iezid Izz-Edim Ibn Salim Hank Malba Tahan.
Em 1925 lançou seu primeiro livro matemático: “Contos de Malba Tahan”, mas, seu livro mais famoso, “O homem que calculava”, tornou-se um best-seller como uma aventura divertida e empolgante.
Ao longo de seus 79 anos, publicou 120 livros, sendo 51 destes voltados à Matemática em uma envolvente leitura com enigmas e fantasias, e até a data de seu falecimento já havia vendido mais de um milhão de livros.
Com o objetivo de homenagear o matemático, escritor e educador brasileiro, conhecido como Malba Tahan, a Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM) comemorava informalmente a data de 06 de maio como o Dia da Matemática.
E para incentivar a cultura e o saber sobre as atividades educativas referente a matemática, o Ministério da Educação e da Cultura propôs, e foi instituída em 26 de junho de 2013, a Lei n° 12.835, como o "Dia Nacional da Matemática".
"A Geometria existe, como já disse o filósofo, por toda a parte.
É preciso, porém, olhos para vê-la,
inteligência para compreendê-la e alma para admirá-la.“
(Beremiz Samir, em "O homem que calculava")
Você pode gostar
Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.