Cemitério de Quatis - PMQ
Cemitério de QuatisPMQ
Por O Dia
Por conta da pandemia, a Prefeitura de Quatis, através da Secretaria de Administração, estabeleceu uma série de normas e orientações para a visita ao Cemitério Municipal, durante o feriado de Finados, no próximo dia 2. O horário de funcionamento do cemitério será das 6h30 às 17h30, sendo que foi estabelecido um horário preferencial, das 6h30 às 10 h, para a visita de idosos. Outra orientação é para que os adultos evitem levar crianças até 12 anos ao local.

A entrada será realizada somente pelo portão principal e haverá controle de acesso, sendo permitida a entrada por vez de apenas duas pessoas da família. No acesso ao cemitério haverá aferição da temperatura dos visitantes. Para evitar aglomeração no dia de Finados, a secretaria orienta, se possível, que os familiares antecipem a visita ao cemitério para os dias anteriores ao feriado.
O uso de máscara, tanto pelos visitantes quanto pelos funcionários, será obrigatório no interior do cemitério. Deverá ser respeitado o distanciamento de dois metros entre as pessoas. Recomenda-se que cada visitante leve sua água para consumo e o próprio álcool em gel para higienização. Também que seja evitado os cumprimentos com beijos, abraços e apertos de mão para evitar o risco de contaminação.

Limpeza de túmulos
O familiar que tiver o desejo de realizar serviços como limpeza ou pintura de túmulos e jazigos, terá até o dia 31 de outubro para realizá-lo. Não será permitido o serviço no dia de Finados.

Combate a dengue
Uma preocupação da Secretaria de Saúde do município é o de se evitar a criação de ambiente propício para a proliferação do mosquito da dengue. Entre as recomendações está a utilização de vasos/recipientes com furos que permitam a vazão da água. Dê preferência as flores artificiais e, mesmo assim, que seja mantido o nível de areia até a borda evitando o acúmulo de água. Retirar o invólucro de papel celofane que embrulha o vaso ou buquê, que, por ser impermeável, favorece o acúmulo de água. Eliminar pratos e potes, que também propiciam a deposição de água e, ao optar por ramos de flores naturais, as mesmas deverão ser colocadas diretamente na areia presente nos vasos, que deverá estar umedecida.