O técnico da secretaria de Agricultura, Fernando da conceição Carvalho, está fazendo a vacinação contra febre aftosa na localidade de Rio seco, em Rio Bonito.
O técnico da secretaria de Agricultura, Fernando da conceição Carvalho, está fazendo a vacinação contra febre aftosa na localidade de Rio seco, em Rio Bonito.Reprodução
Por O Dia
Rio Bonito - Os técnicos da secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômica estão percorrendo as propriedades rurais para fazer a vacinação dos animais contra a febre aftosa. A primeira etapa da campanha acontece durante o mês de maio. A vacinação, que é obrigatória para bois e vacas (bovinos) e búfalos e búfalas (bubalinos) de todas as idades, é um compromisso dos pecuaristas junto ao Governo do Estado e à prefeitura para erradicar a doença no estado do Rio de Janeiro. Esta etapa segue o cronograma nacional desenvolvido pelo Ministério da Agricultura.

Para realizar a vacinação, o produtor deve adquirir as doses da vacina em locais autorizados e seguir todas as instruções até o momento da utilização. A prefeitura de Rio Bonito, através da secretaria de Agricultura, Trabalho e Desenvolvimento Econômico, disponibilizou dois técnicos para vacinar os animais dos pequenos produtores rurais. O agendamento pode ser feito pelo WhatsApp (21 99947-9655). Logo após, para comprovar a vacinação, o produtor rural deve enviar a declaração de vacinação utilizando o Sistema de Integração Agropecuária (Siapec3). O formulário de declaração está disponível para o preenchimento no link: https://bit.ly/3tGkMYg, devendo ser enviado junto da nota fiscal, de forma digitalizada ou por foto.
O processo de vacinação e a declaração são fundamentais para a comercialização de produtos como carne e leite, e também, para a emissão da Guia de Trânsito Animal (GTA), documento que autoriza o produtor a circular com seus animais. A declaração de vacinação e a atualização do rebanho existente deverão ser efetivadas, on-line.

Os sintomas – Os principais sintomas da febre aftosa são feridas na boca, nas tetas e no casco. Os animais doentes salivam em excesso e andam com dificuldade. Por não conseguir se alimentar, o gado contaminado apresenta enfraquecimento e perda de peso. Muitas doenças apresentam sintomatologia semelhante à febre aftosa, por isso a notificação imediata desses sinais clínicos deve ser feita ao Serviço de Defesa Sanitária Animal.