Parque dos Pássaros é um dos atrativos mais procurados no verão em Rio das Ostras

Unidade de Conservação da Natureza atrai centenas de turistas todos os meses

Por Divulgação

Unidade de Conservação da Natureza atrai centenas de turistas todos os meses
Unidade de Conservação da Natureza atrai centenas de turistas todos os meses -
Rio das Ostras - Com a chegada do verão, período com maior circulação de pessoas em Rio das Ostras, o Parque dos Pássaros se torna um dos atrativos para quem quer um lazer diferente do circuito de praia e sol. A Unidade de Conservação da Natureza atrai centenas de turistas todos os meses. Os visitantes podem observar a fauna e a vegetação característica da Mata Atlântica dentro da área urbana do Município.

“O principal objetivo do Parque dos Pássaros é preservar esse fragmento da natureza que fica no meio O Dia da zona urbana da Cidade e abriga um afloramento do lençol freático. Queremos também servir de abrigo para a fauna local”, explica Mônica Linhares, gerente do Departamento de Planejamento e Conservação Ambiental.
No Parque dos Pássaros funciona a sede da Secretaria do Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Rio das Ostras. O espaço oferece aos visitantes Trilha Ecológicas, Centro de Visitantes e Auditório. No local, são realizadas atividades educativas e de lazer, além de reuniões com a comunidade do Município.

O Auditório recebe atividades de Educação Ambiental e serve também de espaço para reuniões dos Conselhos da Secretaria de Meio Ambiente e eventos da Prefeitura.

Nas Trilhas Ambientais percorridas por grupos o Parque dos Pássaros disponibiliza um funcionário para explicar o funcionamento do local e contar sua história. Os visitantes são orientados sobre o tempo e o percurso da caminhada.

Há poucos anos, o Viveiro do Parque dos Pássaros foi desativado devido a mudanças da legislação ambiental.

GALERIA LEA PIMENTEL – No Centro de Visitantes do Parque está localizada a Galeria de artes Lea Pimentel, Sala de Exposição onde é possível ter acesso a mostras artísticas de cunho ambiental.

Há dez anos o Projeto Natureza e Arte recebe artistas que trabalham com o tema ambiental e têm a arte ligada à Sustentabilidade e ao Meio Ambiente.

FUNCIONAMENTO – O Parque dos Pássaros fica no final da Rua Petrópolis, no Jardim Mariléa, e funciona de terça a domingo, no horário das 9h às 16h.
Uma assinatura que vale muito

Contribua para mantermos um jornalismo profissional, combatendo às fake news e trazendo informações importantes para você formar a sua opinião. Somente com a sua ajuda poderemos continuar produzindo a maior e melhor cobertura sobre tudo o que acontece no nosso Rio de Janeiro.

Assine O Dia

Comentários