Além dos respiradores, Pronto Socorro também recebeu cinco monitores - Divulgação/Gabriel Sales
Além dos respiradores, Pronto Socorro também recebeu cinco monitoresDivulgação/Gabriel Sales
Por Divulgação
Rio das Ostras - Neste atual cenário de pandemia e com o rápido crescimento dos casos de Covid-19 no país, fica ainda mais crítico prever ou planejar a capacidade de atendimento nas Unidades de Saúde, um verdadeiro desafio para estados e municípios. Mas, nessa corrida contra o tempo, Rio das Ostras conseguiu adquirir cinco respiradores e mais cinco monitores, que são os itens mais buscados nesse processo e que podem fazer uma grande diferença na assistência de pacientes nesse momento.

Os equipamentos chegaram na última sexta-feira, ao Pronto-Socorro, que esta semana passou a funcionar como Centro de Referência somente para casos de Covid-19 no Município. Agora, com a nova aquisição, a Unidade conta com um total de nove respiradores e 12 monitores.

O subsecretário de Assistência Especializada de Rio das Ostras, Dr. Rodrigo Eduardo, destacou que a chegada de novos respiradores já é um avanço para a Saúde do Município, pois os profissionais precisam estar preparados e equipados, para melhor atendimento de pacientes que possam precisar desses aparelhos.

“São ferramentas fundamentais, que podem salvar vidas. Esses respiradores serão de suma importância para o atendimento de pacientes com Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRGA) – Covid-19. Teremos agora os cinco leitos com equipamentos completos de terapia intensiva”, ressaltou Dr. Rodrigo.

MAIS EQUIPAMENTOS – Outra boa notícia é que, nesta semana, a Prefeitura de Rio das Ostras recebeu uma doação de Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s, que também estão sendo encaminhados para o Pronto-Socorro.

Ao todo, foram 840 frascos de álcool em gel 70%; 63 caixas de luva hospitalar; 672 máscaras faciais descartáveis; 462 protetores faciais de acrílico e mais 252 óculos transparentes de proteção. A doação desses materiais foi feita pela empresa Vallourec.