Município vai ampliar testes para outros grupos de gestantes - Divulgação/Cláudio Pacheco
Município vai ampliar testes para outros grupos de gestantesDivulgação/Cláudio Pacheco
Por Divulgação
Rio das Ostras - As incertezas e preocupações são muitas em torno da Covid-19. Até três meses atrás, ninguém imaginava passar por uma pandemia como essa do novo coronavírus, principalmente, as mulheres grávidas, que fazem parte dos grupos de risco. Gestantes exigem muitos cuidados e Rio das Ostras vem realizando um trabalho diferenciado com esse público, dando prioridade em testes para identificar casos de Covid-19.

Na última semana, a Secretaria de Saúde começou a fazer testes em todas as gestantes internadas na maternidade do Hospital Municipal e, esta semana, deu início a testagem para gestantes adolescentes, por meio do atendimento no Núcleo de Atenção à Saúde da Criança e do Adolescente – NASCA, situado na Rua Mayer.

Segundo a secretária de Saúde de Rio das Ostras, Dra. Jane Blanco Teixeira, com a aquisição de testes feita pela Administração Municipal, a ideia é dar sequência para grávidas de alto risco e que fazem pré-natal nas Unidades de Saúde do Município, já na próxima semana.

“Participei, recentemente, de uma reunião da Rede Cegonha, que é uma estratégia do Ministério da Saúde, gerenciada pela Secretaria de Estado de Saúde, e fomos parabenizados pela iniciativa. É um grupo que precisa de uma atenção especial nesse momento, pois as gestantes passam por um período de grande ansiedade e incertezas que podem afetar a gestação. Por isso que, primeiramente, estamos priorizando este público”, ressaltou a secretária.

Ainda de acordo com Dra. Jane, posteriormente, a testagem para Covid-19 será aberta a demais gestantes e outros grupos prioritários.

OUTROS GRUPOS – Como a questão dos testes é muito complexa, pois há uma defasagem de aquisição em todo o Estado e país, a Secretaria de Saúde de Rio das Ostras, por meio das Coordenadorias de Atenção Básica e da Vigilância Epidemiológica, estabeleceu critérios de testagem laboratorial para casos suspeitos de Covid-19.

Além das gestantes, o Município continua com a testagem de profissionais de Saúde e Forças de Segurança sintomáticos, que são o principal grupo de risco, estando na linha de frente do combate ao coronavírus. Porém, os testes rápidos seguem também para os seguintes grupos:

– Contato próximo ou domiciliar de casos positivos de profissionais da Saúde e de Forças de Segurança;

– Pacientes internados com Síndrome Gripal Aguda Grave, suspeitos para Covid-19;

– Contato próximo ou domiciliar do paciente internado com Síndrome Gripal Aguda Grave;

– Contato próximo ou domiciliar de pacientes que vieram a óbito com suspeita de Covid-19;

– Pacientes maiores de 60 anos com comorbidades de risco para complicações da Covid-19 e sintomas gripais.