Secretaria de Turismo incentiva cadastro para obtenção do Selo Turismo Consciente

O selo orienta empresas do setor a adotar em suas rotinas as recomendações sanitárias do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS)

Por Divulgação , Divulgação

O Selo Rio de Janeiro Turismo Consciente garante que o estabelecimentos está apto a receber turistas
O Selo Rio de Janeiro Turismo Consciente garante que o estabelecimentos está apto a receber turistas -
Rio das Ostras - A Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Turismo está incentivando todas as empresas e profissionais, prestadores de serviços turísticos, a se adaptarem à nova realidade e se cadastrarem para receber o Selo Turismo Consciente RJ.

Na última semana a secretária Aurora Siqueira participou de uma videoconferência com o secretário de Estado de Turismo, Otavio Leite, que apresentou o programa “Rio de Janeiro Turismo Consciente”, que tem como objetivo auxiliar na retomada gradual das atividades turísticas fluminenses durante a pandemia da Covid-19. O selo – elaborado pelas Secretarias de Estado de Turismo e Saúde – orienta empresas do setor a adotar em suas rotinas as recomendações sanitárias do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Um dos temas da reunião também foi o trabalho de conscientização e sensibilização que as secretarias municipais precisam fazer em suas cidades. Além de apresentar o Selo, a Secretaria de Rio das Ostras está distribuindo o manual “10 Mandamentos para o Turismo Consciente”, onde há os critérios para obter do selo. “Vou apresentar o programa ao Conselho Municipal de Turismo e às entidades ligadas a atividade no Município”, disse Aurora.

Os prestadores de serviços turísticos – meios de hospedagem; bares e restaurantes; agências de viagens; atrações turísticas; organizadores de eventos; guias de turismo; transportes turísticos e espaços para eventos – devem obter todas as informações para cadastramento no site www.turismoconscienterj.com.br, e fazer uma autodeclaração, se comprometendo em cumprir os critérios estipulados para cada categoria.

Para a retomada das atividades de maneira segura é necessário respeitar orientações dos órgãos oficiais, elaboradas em parceria com associações que representam a iniciativa privada, e de modo geral manter o distanciamento social de no mínimo 1,5 metro; uso de equipamentos de proteção individual; cumprimento de regras de higiene pessoal, tanto por parte dos profissionais quantos pelos clientes; e limpeza e higienização de ambientes. A capacitação dos profissionais das empresas para que possam seguir os protocolos sanitários vigentes e a vigilância na saúde dos funcionários, através de testagens periódicas, são outros itens fundamentais a serem cumpridos.

Aurora Siqueira explicou que ter o selo “Rio de Janeiro Turismo Consciente”, significa que a empresa está consciente da nova realidade e está apta a receber turistas e visitantes com segurança. “Estamos à disposição na Secretaria para esclarecimentos e para ajudar aos prestadores de serviços turísticos a fazer as adaptações necessárias. Queremos estar prontos para a retomada do turismo em Rio das Ostras”, falou.

Comentários