Entre os meses de abril e maio deste ano foram apreendidos 40 carretéis de linha chilena em Rio das Ostras - Divulgação/Leandro Ferreira
Entre os meses de abril e maio deste ano foram apreendidos 40 carretéis de linha chilena em Rio das OstrasDivulgação/Leandro Ferreira
Por O Dia
Rio das Ostras - Os acidentes com linhas chilenas e cerol, usadas para brincadeiras com pipas, por jovens, adultos e crianças, continuam acontecendo em Rio das Ostras, apesar das orientações e advertências das autoridades de segurança.
Na última semana, o morador do bairro Itaperuna, Luciano Batista, de 37 anos, disse que foi cortado por uma linha de pipa, quando andava de moto pelo bairro Cidade Praiana. “Graças a Deus não ocorreu nada mais grave, a linha não estava com cerol, mas deu pra machucar meu dedo”, afirmou o mecânico.

A Guarda Civil Municipal continua fiscalizando e apreendendo materiais irregulares como linhas chilenas e cerol. O trabalho também é feito pela Comfis, que notifica e autua comerciantes quando é constatada a venda irregular e ilegal de produtos que coloquem em risco a vida principalmente de motociclistas.

Para a Cristina Kanda, responsável pela Comfis de Rio das Ostras, o Município tem uma Lei própria que trata do assunto, mas também segue a Lei 8478/2019 do Estado do Rio de janeiro para punir os infratores, além de coibir qualquer evento que envolva pipas e afins.
Publicidade
“Estamos atentos e já tentamos localizar pontos de venda que comercializam essa linha perigosa, mas ainda não conseguimos. Por isso precisamos que a população nos ajude nesse trabalho. Só assim vamos evitar acidentes e poupar vidas”, disse Kanda, destacando que as denúncias podem ser feitas pelo telefone 2760-6891.

Dados da Associação Brasileira de Motociclistas (Abram), apontam que no Brasil são mais de 100 acidentes por ano. Desses 50% causam ferimentos graves, e 25% fatais, constantemente envolvendo linha chilena, que contém dióxido de alumínio, quartzo e outros materiais cortantes.

Entre os meses de abril e maio deste ano foram apreendidos 40 carretéis de linha chilena em Rio das Ostras. Além do risco e acidentes com motociclistas e ciclistas, as linhas cortantes também podem causar prejuízos no fornecimento de energia, quando entram em contato com a rede elétrica.

Outro problema durante a prática de soltar pipas neste período de pandemia provocada pelo novo Coronavírus é o grande número de pessoas, na maioria crianças e adolescentes, que ficam em aglomerações nas vias públicas em desrespeito ao isolamento social, em sua maioria sem usar máscara de proteção.