- Divulgação
Divulgação
Por O Dia
Rio das Ostras - Mais uma vacina importante entra para o calendário de imunização de Rio das Ostras. Na última segunda-feira, dia 22, o Município deu início a vacinação contra a Meningite ACWY, que é destinada exclusivamente para adolescentes de 11 e 12 anos de idade.

As unidades de Saúde estão disponibilizando a vacina nos seus horários de rotina, sendo neste momento das 8h30 às 11h30, por conta da imunização contra a Gripe Influenza, que acontece à tarde até o dia 30. Após este período, a vacinação para Meningite ACWY volta aos horários de rotina normalizados até às 16h, inclusive com outras vacinas para adolescentes, passando a ser permanente no calendário vacinal.

De acordo com a técnica em Enfermagem da Divisão de Imunização de Rio das Ostras, Natália dos Santos Couto Lopes, a vacina Meningocócica ACWY tem dose única para adolescentes nessa faixa etária e protege contra meningite e infecções generalizadas, causadas por bactérias dos tipos A, C, W e Y.

“Essa vacina foi introduzida no calendário pelo Ministério da Saúde e é de suma importância para a proteção de adolescentes de 11 e 12 anos, por serem do grupo mais suscetível à transmissão”, ressalta Natália, lembrando que para ser imunizado, o adolescente deve comparecer à unidade de Saúde mais próxima com o cartão de vacina, para que os profissionais possam avaliar e atualizar o esquema vacinal de acordo com a necessidade de cada caso.