Equipe do Centro de Defesa Ambiental (CDA) realizou resgate de um pinguim na praia de Boca da Barra - Divulgacao
Equipe do Centro de Defesa Ambiental (CDA) realizou resgate de um pinguim na praia de Boca da BarraDivulgacao
Por Ana Clara Menezes
Rio das Ostras - Um pinguim foi encontrado na praia de Boca da Barra em Rio das Ostras, na última segunda-feira (6). 
O animal foi resgatado por guardas ambientais do Centro de Defesa Ambiental (CDA), da Secretaria de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca de Rio das Ostras. 
Publicidade
O pinguim foi encaminhado para o Centro de Tratamento Ambiental (CTA) de Macaé, onde está recebendo os cuidados e tratamentos adequados. Todas as medidas necessárias serão tomadas para manter o animal saudável e com vida. 
A orientação da Prefeitura de Rio das Ostras é que, quando moradores acharem pinguins ou outros animais nas praias da Cidade, entrem em contato imediatamente com o CDA, em Jardim Bela Vista, pelos telefones 0800-0226301, 2771-6389 ou 2760-6236.
Publicidade
CUIDADOS - Pinguins são aves marinhas nadadoras da Família Spheniscidae, que vivem principalmente na Antártida. As diversas espécies fazem rota migratória sazonal até a costa brasileira, em especial no inverno.

Durante esses movimentos migratórios é comum que indivíduos mais jovens ou doentes se percam do grupo e acabem chegando até às praias brasileiras dos estados do Sul e do Sudeste. Os pinguins jovens ou doentes aparecem nas praias já magros e, geralmente, exaustos.

Na tentativa de ajudar, muitas pessoas chegam a recolher esses animais e até os colocam em isopor com gelo. Isso é um erro porque faz mal aos animais. Os especialistas pedem que, sob hipótese alguma, toquem ou peguem os pinguins na água ou na areia.