O candidato a prefeito, Gilberto Zanetti (PDT), é doutor em botânica, professor universitário e mora há mais de 10 anos em Rio das Ostras
 - Arquivo Pessoal
O candidato a prefeito, Gilberto Zanetti (PDT), é doutor em botânica, professor universitário e mora há mais de 10 anos em Rio das Ostras Arquivo Pessoal
Por Ana Clara Menezes
Rio das Ostras - O biólogo Gilberto Dolejal Zanetti é o nome do Partido Democrático Trabalhista (PDT) na disputa pela prefeitura de Rio das Ostras, nesta eleição. Seu vice é Luiz Antônio Adão, escriturário, também do PDT. A convenção de lançamento de campanha, aconteceu no dia 4 de setembro, de forma online, em razão do isolamento social, da pandemia da Covid-19.

Segundo o partido, os critérios para a escolha dos nomes para a candidatura, foram: ser progressista e uma pessoa atuante nos movimentos sociais da cidade, com noção de gestão pública. A coligação, batizada como ‘popular e trabalhista’, traz o slogan: "Rio das Ostras para Todos", na chapa majoritária, sendo constituída pelo PDT, PCdoB e Rede, com 17 candidatos a vereador no município.

Gilberto Zanetti afirma ser uma pessoa democrática, que cultiva a simplicidade na vida e nos movimentos populares como alavanca de uma sociedade. Tem 54 anos, é biólogo, doutor em botânica (plantas medicinais) e professor universitário. Tem união estável, mora há mais de 10 anos em Rio das Ostras e tem experiência em Administração Pública.

Já seu vice, Luiz Antônio Adão (43), é escriturário, casado, dedica-se à cultura popular (blocos de carnaval) e a gestão ambiental. Declara valorizar a democracia, o trabalho e vê na Educação a maior possibilidade de transformar vidas.
O vice Luiz Antônia Adão, declara valorizar a democracia, o trabalho e vê na Educação a maior possibilidade de transformar vidas - Arquivo Pessoal

Participaram da convenção online, apoiadores e representantes do PDT, como José Bonifácio, candidato a prefeito pelo PDT em Cabo Frio e os filiados do partido em Rio das Ostras.

Zanetti disse que, sua chapa prioriza a Gestão com Transparência e voltada à Educação de qualidade, com mais creches e com uma passagem estudantil na cidade. Também desejam melhorias consistentes na Saúde e Saneamento e Empregabilidade forte no município, que segundo o candidato, Rio das Ostras tem em sua grande maioria micro e pequenas empresas que precisam ser amparadas pelo poder público para manterem os empregos aos riostrenses.

“Também precisamos ter mais intimidade com a Cultura local e, já que nossa cidade tem vocação para o Turismo, há de se trabalhar um Plano Municipal de Turismo, a longo prazo, implementando o Turismo Sustentável aliado de uma maior Segurança para a cidade, com linhas de monitoramento com câmeras, por exemplo”, explicou Gilberto.

Para os candidatos do PDT, o maior desafio deste momento, é fazer que os riostrenses voltem a acreditar que uma outra Rio das Ostras é possível:

“Nossa cidade precisa assumir o orçamento de cidade rica. Entender que nosso orçamento só é problema pelo mau gerenciamento do mesmo e ainda, o cidadão riostrense precisa ser mais participativo nos movimentos sociais, fazer uso da casa do povo - a Câmara de Vereadores - e entender em perspectiva de futuro, qual cidade quer deixar para seus filhos e netos, para poder lutar por no presente por um futuro firme, solidário e consequente”, pontuaram, Zanetti e Adão.
Publicidade
A eleição municipal será realizada no dia 15 de novembro.