Um dos projetos do Professor Luizinho é a criação da moeda social, que terá circulação somente dentro do município, a exemplo do que foi feito em Maricá - Divulgação/Weverthon Manhaes
Um dos projetos do Professor Luizinho é a criação da moeda social, que terá circulação somente dentro do município, a exemplo do que foi feito em MaricáDivulgação/Weverthon Manhaes
Por Ana Clara Menezes
Rio das Ostras - O professor, Luiz Henrique Gomes Alves, conhecido como Luizinho, e o comerciante, José Edmilson Medeiros, ambos do Partido dos Trabalhadores (PT), estão na disputa pela administração pública de Rio das Ostras, como prefeito e vice, respectivamente, e compõem a chapa “Rio das Ostras do Lado Esquerdo do Peito!”, nas eleições 2020.
A convenção partidária foi realizada por videoconferência em consideração aos protocolos de segurança e saúde da pandemia da Covid-19. Segundo o partido, tanto o Professor Luizinho, quanto José Edmilson conhecem de perto as belezas e os graves problemas do município. E a escolha dos candidatos, baseou-se em perfis que tivessem uma história de luta pela cidade, em defesa da Educação, do Meio Ambiente e dos Direitos Humanos.
Publicidade
Luiz Henrique Gomes Alves, tem 47 anos, casado, formado em Educação Física pela UFRRJ, é professor concursado de Rio das Ostras e de Macaé. É também segundo tenente da reserva do Exército. Participou da fundação do Sindicato dos Servidores Municipais de Rio das Ostras, o Sindserv, do qual foi coordenador geral de 2003 a 2005. Foi coordenador geral do Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação - SEPE Rio das Ostras - Casimiro de Abreu, de 2005 a 2010. E também atuou na secretaria de Ciência e Tecnologia, como Diretor do Centro Municipal de Qualificação Profissional e coordenador de estágios, de 2013 a 2016.
“Acreditamos que uma outra Rio das Ostras é possível. Uma cidade que, sem abrir mão do Turismo, seja feita pensando nos seus moradores, dos bairros centrais aos periféricos. Um município que garanta um atendimento de saúde para todos; e o acesso de todas as crianças à educação. Uma Rio das Ostras onde as pessoas se sintam felizes e seguras”, afirmou Luizinho.
Publicidade
O professor declarou que, quando for prefeito, os beneficiários do Bolsa Família vão ter sua renda complementada. E implementara a moeda social que terá circulação somente no município, a exemplo do que foi feito em Maricá. Por outro lado, Luizinho, esclarece que, a perspectiva sobre os royalties de Petróleo não são boas. "Esperamos que o STF mantenha a atual repartição dos royalties, uma vez que não é justo com a população que é impactada pela extração de petróleo não seja indenizada. É inimaginável pensar na sobrevivência do município, no atendimento à demanda por serviços públicos, na saúde, na segurança, na educação da população sem os royalties”, ressaltou.
José Edmilson Medeiros, defensor dos direitos humanos e dos animais, é também um ativista pelas liberdades religiosas, e afirma que, política se faz todo o dia - Divulgação/Weverthon Manhaes
Publicidade
José Edmilson Medeiros, comerciante, tem 59 anos, casado e morador de Rio das Ostras, desde 1997. Ainda quando criança, dava aulas de reforços para outras crianças. Trabalhou como trocador de ônibus, office boy e corretor de seguros de vida. Em 1990, passou a trabalhar com uniformes comerciais e brindes promocionais na Baixada. Defensor dos direitos humanos e dos animais, é também um ativista pelas liberdades religiosas. Atualmente, tem apoiado a luta contra a construção de hidrelétrica no Rio Macaé, na cidade vizinha, que prejudicaria o abastecimento de água de Rio das Ostras.
Política se faz todo o dia. Quando você conversa com alguém para não cortar uma árvore, quando impede que alguém maltrate um animal, quando incentiva alguém a separar o seu lixo”, disse o vice candidato.
Publicidade
Para José Edmilson, o principal desafio é combater a desigualdade social, agravada pela Covid-19, na cidade. “Com a pandemia, vimos como é importante projetos como o bolsa família, implantada pelo Partido dos Trabalhadores, e o projeto de Renda Mínima, uma bandeira histórica do nosso Partido, que é simbolizada pelo senador Eduardo Suplicy”, pontuou.
Marcel Silvano, vereador em Macaé, um dos incentivadores da chapa, comentou que, apresentar uma candidatura a prefeito de Rio das Ostras no atual cenário, é importante para recuperar a autoestima da cidade, melhorar a saúde básica e gerar oportunidade para o povo.
Publicidade
A chapa defende quatro pilares: Saúde para todos; Geração de Trabalho e Renda; Educação Pública de qualidade e o projeto Rio das Ostras Segura. O PT informou que, estrategicamente, nesta eleição não terá candidatos à vereança.
A eleição municipal será realizada no dia 15 de novembro.