A pesquisa foi aplicada por meio de encontros on-line junto ao professorado das escolas particulares que atuam nos municípios  - Reprodução internet
A pesquisa foi aplicada por meio de encontros on-line junto ao professorado das escolas particulares que atuam nos municípios Reprodução internet
Por Ana Clara Menezes
MACAÉ - Ter uma divulgação pela revista Trabalho, Educação e Saúde (RVTES) é chancelar o reconhecimento da comunidade científica. No mês em que o Sindicato dos Professores de Macaé e Região celebra 26 anos de luta e militância a favor dos direitos trabalhistas dos educadores, a RVTES publicou um ensaio utilizando dados de uma pesquisa aplicada no auge da pandemia da Covid-19.
Sob o título “Trabalho remoto, saúde docente e greve virtual em cenário de pandemia”, o ensaio teve informações da pesquisa produzida pelo Cesth – Centro de Estudos de Saúde do Trabalhador e Ecologia Humana, Ensp – Escola Nacional Sérgio Arouca, Fiocruz e Sindicato dos Professores de Macaé e Região – Sinpro, aplicada pela Dra Kátia Reis.
Publicidade
A pesquisa foi aplicada por meio de encontros on-line junto ao professorado das escolas particulares que atuam nos municípios de Macaé, Rio das Ostras, Casimiro de Abreu, Rio Bonito, Silva Jardim, Carapebuss, Conceição de Macabu e Quissamã, que participaram de forma voluntária.
A publicação aponta e problematiza a relação dos educadores mediante a transformação rápida e urgente no modelo pedagógico de ensino, que passava a ser via plataformas digitais, e sua relação com a saúde e a vida.
Publicidade
Para a presidente do Sinpro, Guilhermina Rocha, esta publicação reafirma o compromisso do Sinpro que durante todo ano defende a vida e os postos de trabalho dos educadores. “Esta preliminar da pesquisa mostra as principais pautas que a gente vem lutando e combatendo. Além da defesa dos direitos dos trabalhadores, prezamos em todo tempo pela saúde e a condição de trabalho. Reprimimos a precarização do serviço, a exploração e o assédio moral. Todas estas questões ilustradas no ensaio nos traça o caminho para que educadores não passam por esta exploração tão comum nesta era do novo liberalismo”, disse.
Para quem não sabe do que se trata um ensaio acadêmico, é um texto para discutir determinado tema de relevância científica com base teórica em pesquisas, livros, revistas, artigos publicados, entre outros. Uma modalidade comum na academia, especialmente nas áreas de Ciências Humanas.
Publicidade
A autoria do trabalho é da responsabilidade dos pesquisadores do Cesteh, Fiocruz, e dos diretores do Sindicato dos Professores de Macaé e Região. Os interessados têm acesso ao texto a íntegra por meio do portal do Sinpro através do link http://www.sinpromacae.com.br/trabalho-remoto-saude-docente-e-greve-virtual-em-cenario-de-pandemia/.
PUBLICAÇÃO
Publicidade
O ensaio problematizou mudanças ocorridas no trabalho dos docentes, que passaram a lecionar remotamente, e a relação deles com a saúde no contexto da pandemia. Ele apresenta novas formas de resistências e organização coletiva, como a greve virtual, do ponto de vista dos próprios professores, em exercício de direção sindical. Quatro pontos foram abordados: trabalho docente em tempos de isolamento social; mudanças no processo e na organização do trabalho; aspectos geracionais e questões de gênero; saúde docente, resistências e greve virtual.
A publicação aponta e problematiza a relação dos educadores mediante a transformação rápida e urgente no modelo pedagógico de ensino - Reprodução
A publicação aponta e problematiza a relação dos educadores mediante a transformação rápida e urgente no modelo pedagógico de ensinoReprodução
Publicidade
A publicação também pontua o tipo de atividade de ensino por meio de plataformas e outros recursos digitais, se constitui como uma configuração atual do trabalho e faz uso exacerbado da tecnologia, articulando novos modos de controle, extração de sobretrabalho e do mais-valor social.
O ensaio também questiona a relação dos professores com idades mais avançadas com o uso tecnológico e sua linguagem.