Por rafael.souza

Rio - O prefeito Eduardo Paes comentou na manhã deste sábado a decisão da Justiça que determinou na tarde desta sexta-feira a interdição total da estrutura da ciclovia Tim Maia, em São Conrado, na Zona Sul, e disse que será contestada. Paes inaugurou mais um trecho da Orla Conde, que ligará o Armazém 8 ao Museu Histórico Nacional. Na inauguração, ele reiterou que sua gestão pretende manter ao espaço na Avenida Niemeyer após parte dela desabar, matando duas pessoas.

"Decisão judicial a gente não contesta, mas a Procuradoria vai contestar porque aquele trecho que foi determinada a interdição é um trecho que, de certa forma, já existia, que é a ligação do Leblon com a comunidade do Vidigal. Isso prejudica os moradores do Vidigal, mas a gente tem que cumprir a ordem judicial. Ali não tinha nenhum risco apurado pela Defesa Civil e, por isso, mantivemos aberto aquele trecho", confirmou.

Saiba mais: Justiça do Rio determina interdição total da ciclovia Tim Maia

Parte da ciclovia Tim Maia desabou no último dia 21 de abril matando duas pessoas Fernando Frazão / Agência Brasil

De acordo com o peemedebista, demolir a via está, totalmente, fora de cogitação. "Eu já ouvi os engenheiros e isso não está nem no nosso dicionário, nem passa pela nossa cabeça porque não há essa necessidade", afirmou.

A medida vale até que seja juntado aos autos do processo o laudo que comprova a inexistência de risco de desabamento em outros pontos da pista. No último dia 21 de abril, parte da via desabou após uma onda atingir a construção. Caso a decisão judicial seja descumprida, a multa diária será de R$ 5 mil.

Orla Conde

Paes comemorou a inauguração do trecho e afirmou que "Centro ganha um espaço de muita qualidade, de muito valor agora". O trecho inaugurado fica entre os armazéns 1 e 6 no Cais do Porto, na Avenida Rodrigues Alves. O corredor inteiro deverá ficar pronto em julho e terá 3,5Km.

Orla Conde%2C que ligará o Armazém 8 ao Museu Histórico Nacional terá 3%2C5Km Martha Imenes / Agência O Dia

A área será também passagem do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). No início de abril, a prefeitura já havia entregue ao público o primeiro trecho da nova orla, com 600 metros da Praça Mauá até a região do 1º Distrito Naval.

O prefeito afirmou que o legado para as Olimpíadas está sendo cumprido. Ainda de acordo com o político o que está sendo inaugurado "não tem nada a ver com eleição". Segundo ele, o que está sendo entregue, para a população, é aquilo que ele havia prometido durante sua campanha eleitoral. Eduardo Paes apoia o secretário municipal de Governo do Rio, Pedro Paulo Carvalho, à Prefeitura da cidade. 


Você pode gostar