Por gabriela.mattos
Impacto das ondas sobre a ciclovia Tim Maia foi seis vezes mais forte do que a estrutura poderia suportarSandro Vox / Agência O Dia

Rio - O laudo da Coppe/UFRJ apontou que os muros construídos ao longo da Avenida Niemeyer, em São Conrado, na Zona Sul, aumentaram a força das ondas que atingiram a pista e derrubaram a ciclovia Tim Maia, no dia 21 de abril. Na ocasião, duas pessoas morreram.

As informações foram divulgadas nesta terça-feira, no telejornal RJTV. Segundo o laudo, não tinha uma ressaca típica e nem muito forte no dia do acidente. De acordo com os engenheiros, as muretas que ficam nos lados permitem que as ondas projetem "jatos", que ficam até maiores do que a própria onda. E esses jatos que atingiram a ciclovia.

Nesta segunda-feira, a Justiça Federal determinou que a Prefeitura do Rio e o consórcio Contemat-Concrejato interrompam imediatamente a reconstrução da ciclovia Tim Maia e proíbam sua utilização em qualquer trecho até que seja realizado um estudo de impacto ambiental que autorize a retomada da obra.

Em função do acidente, 14 pessoas foram indiciadas por homicídio culposo (sem intenção). Após um estudo de engenharia para identificar problemas da construção, a ciclovia começou a ter reconstruído o trecho desabado. A prefeitura previa que pudesse ser reaberta, na parte interditada, ao longo de agosto.

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