Por gabriela.mattos

Rio - Após três meses em obras, a Rodoviária de Nova Friburgo, que atende 79 linhas de ônibus municipais, foi reaberta ao público, com mais espaço e banheiros modernos. Além das mudanças físicas, que agilizaram o embarque e o desembarque de passageiros e melhoraram o trânsito, o terminal ganhou uma estação cultural. Há várias atrações gratuitas programadas para as próximas semanas.

Construído há cerca de 30 anos, o terminal era fechado e servia como ponto de integração, só sendo possível entrar pagando passagem ou desembarcando de um ônibus. Agora, o local é aberto, já que as integrações passaram a ser feitas em qualquer ponto da cidade, acelerando o fluxo de entrada e saída dos ônibus. A rodoviária ganhou ainda painéis com fotos de Nova Friburgo e segurança 24 horas com um posto da guarda municipal.

A rodoviária%2C por onde passavam 10 mil passageiros por dia%2C atende a 79 linhas de ônibus municipaisCláudio Carpi / Divulgação

O espaço Estação Livre foi criado com o objetivo de promover ações de cultura, entretenimento, gastronomia e eventos de fomento à economia e ao turismo. “A rodoviária virou um 'pontão' de ônibus com eventos culturais.A população está participando e gostando muito”, diz o prefeito Rogério Cabral (DEM), pré-candidato à reeleição. 

Duas bandas locais centenárias farão shows na Estação Livre nos próximos dias. No último sábado, a Campesina Friburguense se apresentou. No dia 23, às 17h, será a vez da Euterpe Friburguense. O projeto Rock na Kombi, no qual diversos músicos se encontram para apresentações de Rock e Blues, marcará presença no dia 17, das 17h às 22h. No dia 24, a partir de meio-dia, haverá concerto da Orquestra da Universidade Cândido Mendes. Todos os eventos têm acesso livre. 

A rodoviária recebia cerca de 10 mil passageiros por dia antes da reforma. Hoje, com a integração livre em qualquer ponto do município, ainda não existe uma média contabilizada. A obra custou R$ 187 mil.

Você pode gostar