Por gabriela.mattos

Rio - A Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) assumiu a liderança no Ranking Universitário da Folha (RUF), do jornal ‘Folha de S. Paulo’, instituído há cinco anos. Pela primeira vez no período, a USP ficou em segundo lugar. Foram avaliadas 195 universidades nos quesitos pesquisa, mercado, ensino, inovação e internacionalização.

Para o jornal, os investimentos em pesquisas na área petrolífera e o ensino de qualidade foram fatores fundamentais para a boa avaliação da UFRJ.

Unidades universitárias foram avaliadas em cinco áreas distintasSeverino Silva / Agência O Dia

“Estamos fortemente vinculados a redes internacionais de pesquisas. Grandes físicos brasileiros passaram pela UFRJ. Temos conhecimento acumulado em letras e literaturas. Vários membros da Associação Brasileira de Letras (ABL) foram professores aqui. Sem contar a nossa larga experiência em estudos antropológicos”, destaca o reitor Roberto Leher.

Ele lembrou que, na área de pesquisa em energia, o Instituto Coppe foi responsável por um “trabalho visionário” nos anos de 1960, em articulação com a Petrobras. Leher salienta ainda o protagonismo em biociência, além das importantes contribuições na arte e na cultura.

Apesar do positivismo, Leher lamenta que cortes no orçamento “criam um ponto de interrogação” para a UFRJ, que não consegue encontrar saídas para demandas em pesquisas básicas e aplicadas nos hospitais ou para a manutenção de prédios tombados. As cinco melhores universidades são públicas: UFRJ, USP, Unicamp,UFMG e UFRGS.

Você pode gostar