Por luis.araujo

Rio - O candidato a prefeito do Rio Marcelo Crivella (PRB) ampliou sua vantagem sobre os adversários, de acordo com a pesquisa de intenção de voto realizada pelo Instituto Datafolha, encomendada pela Rede Globo e pela Folha de S. Paulo.

Segundo o levantamento, Crivella subiu de 29% para 31% na preferência do eleitorado carioca. Marcelo Freixo (Psol) permanece em segundo lugar, com 10%, um ponto percentual a menos que o registrado na pesquisa anterior e tecnicamente empatado com outros cinco candidatos: Jandira Feghali (PCdoB) e Pedro Paulo (PMDB), que têm 9%, Flávio Bolsonaro, que aparece com 7%, além de Índio da Costa (PSD) e Carlos Osório (PSDB), que têm, respectivamente, 6% e 4%.

O candidato Alessandro Molon (Rede) tem a preferência de apenas 2% do eleitorado. Cyro Garcia (PSTU) aparece com 1% e Carmen Migueles (Novo) não atingiu 1%. A candidata Thelma Bastos (PCO) não foi citada pelos entrevistados.

Crivella aparece com 21% de votos a frente de Marcelo Freixo Estefan Radovicz / Agência O Dia e Elza Fiuza/ABR

Segundo lugar

O empate técnico entre os seis candidatos no segundo lugar se explica pelo fato de a margem de erro da pesquisa ser de três pontos percentuais, para mais ou para menos, o que significa que Marcelo Freixo, poderia alcançar entre 7% e 13% dos votos se a eleição tivesse ocorrido na data da pesquisa, enquanto Carlos Osório, também poderia chegar aos 7%.

O Datafolha mediu, também, o índice de rejeição dos candidatos. Neste levantamento, Pedro Paulo aparece em primeiro lugar: 32% dos entrevistados disseram que não votariam de jeito nenhum no candidato do PMDB. O índice é maior do que o registrado na pesquisa anterior, quando sua rejeição atingiu 28%.

Faltando 10 dias para votação%2C Crivella mantém liderança%2C aponta DatafolhaArte O Dia

O segundo candidato mais rejeitado pelos cariocas, segundo o Datafolha, é Flávio Bolsonaro (27%), seguido de perto por Jandira Feghali (26%) e Marcelo Crivella (21%). Marcelo Freixo e Carlos Osório têm 15% de rejeição, enquanto Indio da Costa e Alessandro Molon aparecem com 13%.

Segundo turno

Numa simulação de segundo turno, Marcelo Crivella venceria todos os seus adversários, com menor diferença para Jandira Feghali (50% a 28%) e maior para Flávio Bolsonaro (55% a 19%).

O Datafolha ouviu 1.023 eleitores de todas as regiões do Rio, com 16 anos ou mais, no dia 21 de setembro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o protocolo RJ-08346/2016.

Você pode gostar