Por clarissa.sardenberg

Rio - Blindados das Forças Armadas e chuva de “santinhos” nas ruas mudavam o cenário da Baixada Fluminense desde cedo, mas a eleição foi tranquila. No final da apuração, Washington Reis (PMDB) e Dica (PTN), em Duque de Caxias, vão disputar o segundo turno. Nelson Bornier (PMDB) teve o maior número de votos computados no site do TSE na disputa pela Prefeitura de Nova Iguaçu. Rogério Lisboa (PR), ainda aguarda julgamento de seu recurso para deferimento da candidatura, segundo o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). De acordo com a assessoria de campanha do candidato, o recurso foi aceito na sexta-feira à noite. Confirmando-se o deferimento do recurso, a eleição pode ter segundo turno.

>> Confira como foram as eleições em Nova Iguaçu e Caxias

O atual prefeito de Nova Iguaçu teve quase 131 mil votos válidos. E já disse que vai à Brasília. “Vou lutar pela ajuda que não consegui do governo anterior, vamos resolver a questão da mobilidade urbana no Centro e trazer recursos federais para aplicar na saúde e obras de infraestrutura.”

Em Mesquita, Jorge Miranda (PSDB) foi eleito com 49,91% dos votos. Em Nilópolis, Farid Abrão (PTB) é o novo prefeito com 60% dos votos. Dr. João (PR) foi o vencedor em Meriti, com 50,90% dos votos. Com maioria absoluta, Waguinho (PMDB) teve 72%, em Belford Roxo.

Blindados sas Forças Armadas reforçaram a segurança nas ruas de Nova Iguaçu%2C onde crimes políticos chamaram atenção na campanhaLuiz Ackermann / Agência O Dia

Com resultado definido, o novo prefeito de São João de Meriti fez seu primeiro discurso após eleito. “Agradeço a esse povo maravilhoso que acreditou em mim. Vamos governar com transparência e principalmente sem corrupção”, disse Dr. João na comemoração da vitória. Jorge Miranda, eleito em Mesquita, também comemorou. “Consegui tudo com trabalho e este é o resultado. Vou tirar Mesquita desta situação ruim”, prometeu.

Em Japeri, Carlos Moraes (PP) foi eleito com 44,17%, somando 23.863 votos. A votação foi apertada. André Ceciliano (PT), ficou em segundo, com 23.252, um percentual de 43,04%.

Eleitores de Paracambi elegeram a candidata Lucimar do Dr. Flávio (PR) com 47,87% dos votos. Em Seropédica a vitória de Anabal (PDT) foi folgada. Ele garantiu nas urnas 84,53% dos votos válidos na cidade. 

Carlos Vilela (PMDB) foi o prefeito que Queimados elegeu. Ele teve 43.934 votos, um total de 54,46%. Zaqueu teve 42,66%. Rafael Santos de Souza, conhecido como Rafael Tubarão (PPS), venceu com 63,97%, em Magé. Renato Cozzolino, o segundo lugar, 32,49% dos votos válidos.

Weslei vence, mas situação pode mudar

Em Itaguaí, Weslei Pereira venceu com 26.329 votos, o que representa 63,37% dos 89.731 eleitores do município. Mas o candidato Carlo Busatto Júnior, o Charlinho (PMDB), que está impugnado, também encarou o resultado como vitória.

É que os votos de Charlinho foram computados à parte pelo Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RJ), devido à situação jurídica dele. Ele recorreu da impugnação e aguarda julgamento. Caso sua candidatura seja deferida, a situação muda totalmente e ele será o prefeito eleito. Caso o resultado do julgamento seja desfavorável a ele, e sua candidatura não seja mantida, Weslei Pereira comandará a cidade nos próximos quatro anos.

Confusão no resultado de Nova Iguaçu

Nelson Bornier já faz planos como novo prefeito, mas decisão do TSE pode mudar a situação, levando a cidade ao segundo turno. Os votos de Rogério Lisboa não apareceram no site. Foram apurados separadamente. Mas se sua candidatura for aceita, eleitores voltarão às urnas.

Lisboa está confiante. “Trabalhamos muito para isso e já sentia nas ruas a vontade de mudança das pessoas, elas querem ser ouvidas e por isso tivemos esta resposta nas urnas. Agora vou buscar apoio dos outros candidatos.”

Você pode gostar