Por gabriela.mattos

Rio - O candidato Marcelo Crivella (PRB) segue na liderança das pesquisas de intenção de voto para prefeito do Rio de Janeiro contra Marcelo Freixo (Psol). No primeiro levantamento realizado pelo Ibope neste segundo turno, e divulgado nesta segunda-feira pela Rede Globo, Crivella aparece com 51% contra 25% de Freixo.

O percentual de eleitores que pretende anular o voto ou votar em branco é de 21%. Outros 3% não souberam responder a pesquisa. Pela margem de erro (três pontos percentuais, para mais ou para menos), Crivella poderá alcançar entre 48% e 54%, enquanto Freixo atingiria um percentual entre 22% e 28%.

Marcelo Crivella e Marcelo Freixo disputarão o segundo turnoAFP

Se forem considerados os votos válidos, quando são excluídos nulos, brancos e indecisos, Crivella teria 67% dos votos contra 33% de Freixo. Este é o critério utilizado pela Justiça Eleitoral para determinar o vencedor da eleição.

Marcelo Crivella comemorou o resultado da pesquisa: “Mais uma vez quero manifestar minha profunda gratidão diante do reconhecimento e do carinho dos eleitores. Os números indicam que estamos no caminho certo de tentar unir os cariocas em torno de nossa proposta de usar o dinheiro do povo para cuidar das pessoas”, disse Crivella.

O candidato Marcelo Freixo, por sua vez, creditou o mau desempenho nas pesquisas no fato de ele ter sido feitas antes do início dos programas no rádio e na TV, que recomeçaram ontem. No primeiro turno, Freixo teve apenas 11 segundos para mostrar seus projetos para a cidade. Agora terá dez minutos à tarde, outros dez à noite para se apresentar ao eleitor.

“O segundo turno começou hoje. Teve um debate na sexta-feira, o programa eleitoral começou hoje (ontem) e o nosso foi muito bom. A campanha está começando a crescer. Esta pesquisa detecta a mesma coisa que o Datafolha mostrou, que é o cenário do fim do primeiro turno. As próximas pesquisas certamente vão apresentar um resultado melhor por causa destes programas e da campanha na rua”, acredita Marcelo Freixo.

Na pesquisa espontânea, quando não apresentados ao entrevistado o nome dos candidatos, a vantagem de Crivella sobre Freixo se mantém. O candidato do PRB aparece com 46% contra 21% do psolista.

Na mesma pesquisa, os eleitores também avaliaram a administração do prefeito Eduardo Paes. 26% dos cariocas consideram a gestão ótima ou boa; 38% avaliaram a gestão como regular e outros 34% disseram ser ruim ou péssima. Apenas 2%. não souberam responder. O Ibope ouviu 1.101 eleitores de todas as regiões do Rio entre 7 e 9 de outubro. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral sob o número RJ-00933/2016.

Senador herda mais votos de derrotados

O Ibope quis saber quem herdará os votos dos derrotados no 1º turno. Dos eleitores de Pedro Paulo, 52% declararam voto em Crivella, e 19%, em Freixo. Brancos e nulos seriam a escolha de 25%, e 3% estão indecisos.

Entre os de Flávio Bolsonaro , 67% preferem Crivella, e 9%, Freixo. Brancos e nulos, 19%; indecisos, 5%. Eleitores de Indio da Costa: 37% pretendem votar em Crivella, e 30%, em Freixo. Brancos e nulos: 26%; indecisos, 7%.

Osorio: 47% em Crivella, e 19%, Freixo. Brancos e nulos, 28%; indecisos, 6%. Entre os que votaram branco ou nulo, Crivella é a opção de 34%, Freixo, de 17%; 45% pretendem votar branco ou anular novamente.

Você pode gostar