Por gabriela.mattos

Rio - O presidente do Tribunal de Justiça do Rio, Milton Fernandes de Souza, e a presidente da Associação de Magistrados do Estado, Renata Gil, vão a Brasília depois de amanhã. A dupla tem encontro marcado com os presidentes da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e do Senado, Eunício Oliveira (PMDB-CE). Em pauta, a crise do Rio de Janeiro, o projeto de lei que trata do abuso de autoridade por juízes e a Reforma da Previdência que Temer tenta emplacar no Congresso.

Souza e Renata também se reunirão com a bancada de deputados federais do Rio.

Mudanças no TCE 

A bancada do Rio na Câmara tem ainda outro encontro na terça. É com a Associação dos Servidores do Tribunal de Contas do Estado do Rio (Astcerj), que quer propor mudanças no TCE-RJ. Isso, após o “impacto devastador” da operação que prendeu cinco dos sete conselheiros. 

De amanhã não passa

É dado como certo no TCE que o impasse para a falta de quórum será resolvido amanhã. Duas soluções possíveis: uma é alterar o regulamento interno para permitir que auditores substitutos de conselheiros possam assumir, ao mesmo tempo, o posto dos titulares. A outra é... a soltura dos conselheiros presos temporariamente.

Cá entre nós

Caso prevaleça a segunda opção, que autoridade o tribunal terá, com a atual composição, para julgar as contas de quem quer que seja? Os crimes denunciados e confessados por Jonas Lopes, ex-presidente do TCE, são de envergonhar as próximas gerações.

Na bronca com a OAB

Coordenador da bancada do Rio na Câmara, Hugo Leal (PSB) alfinetou a Ordem dos Advogados do Brasil ao saber que a entidade se posicionou a favor de mudanças no critério para a escolha de conselheiros.

Segue

“Bom saber que eles são contra indicações políticas. Mas também deveriam democratizar o processo para as eleições internas da própria OAB. Todos os advogados deveriam votar para escolher o presidente”, disse Leal, que é advogado.

A/C do prefeito

Presidente da Associação Estadual de Municípios do Rio, Anderson Zanon lançou uma Escola de Gestão para prefeitos. O primeiro curso, sobre Licitações e Compras Públicas, será amanhã e terça.

Luta contra a ditadura

Zuzu Angel vai ingressar no livro ‘Heróis e Heroínas da Pátria’, ao lado de mulheres como Ana Neri. De autoria de Jandira Feghali (PCdoB), o projeto foi aprovado no Congresso.

Você pode gostar