Por thiago.antunes

Rio - Para evitar o fim da Operação Centro Presente, que reforça o policiamento no bairro, o governo estadual avalia usar recursos do Detran. Como o Informe revelou com exclusividade na sexta-feira, a Fecomércio, que patrocina o projeto junto com a prefeitura, não tem demonstrado interesse em renovar o contrato, que terminará 30 de junho.

O apoio financeiro do Detran também deverá ocorrer na Lagoa, no Aterro e no Méier — nessas áreas, o contrato com a Fecomércio encerrará 30 de novembro.

A costura é feita pelo deputado estadual Paulo Melo (PMDB), que implementou os projetos quando foi secretário de Governo. Tanto Melo quanto o prefeito Marcelo Crivella (PRB) dizem que vão procurar Orlando Diniz, presidente da Fecomércio, para tentar convencê-lo a manter os investimentos.

Termômetro Vargas

“Hoje você consegue andar pelas ruas do Centro. Antes, para não ser assaltado em pontos como a (Avenida) Presidente Vargas, tinha que contar com a sorte. O programa não pode acabar”, diz Melo.

A parte que lhe cabe

A ideia é que o Detran entre com aporte substancial, mas não assuma a integralidade das despesas, uma vez que já é responsável pela manutenção da custosa Operação Lei Seca.

Efetivo

A Segurança Presente reforça o policiamento pagando gratificação a policiais militares que atuam nas folgas e a reservistas das Forças Armadas. São 522 agentes no Centro; 87, na Lagoa; 76, no Méier; e 90 no Aterro. No Centro, o gasto é de R$ 47 milhões por ano. Nas outras três áreas, juntas, de R$ 22 milhões por ano.

Na Alerj...

Bruno Dauaire (PR) colhe assinaturas na Assembleia Legislativa. Pretende entregar à Fecomércio um manifesto que pede a continuidade do patrocínio.

...e na Câmara

O assunto também será discutido hoje, às 9h30, em audiência na Câmara Municipal. Está dentro da pauta ‘Redução de homicídios’, proposta pelo vereador Fernando William (PDT).

Atrasos

O Centro Presente, que é bancado pela Fecomércio e pela prefeitura, sofre com atraso de repasses do governo municipal: há pendências tanto da gestão atual quanto da de Eduardo Paes (PMDB).

Expansão

A prefeitura diz que vai quitar a dívida nos próximos dias e que pretende estender o modelo para mais bairros, como Copacabana. Superintendente regional da Zona Sul, Marcelo Maywald tem conversado com executivos da rede de hotéis Windsor para tentar fechar parceria.

Você pode gostar