Por adriano.araujo

Rio - Câmeras  da Guarda Municipal (GM) flagraram, no último dia 19, um casal de americanos sendo vítima de um roubo na Praia de Copacabana, na Zona Sul do Rio. Um menor arranca o cordão do turista e sai correndo. Ousado, ele volta minutos depois para a orla, mas acaba apreendido por guardas, com o auxílio do Núcleo de Videomonitoramento do órgão, que está em fase de testes. 

"O núcleo está em fase de testes na orla entre Leme e Copacabana para auxiliar no enfrentamento dos roubos de rua. As imagens captadas por 80 câmeras são acompanhadas em tempo real por 12 guardas treinados, que passam as informações aos agentes que estão na localidade", disse o Secretário Municipal de Ordem Pública, Paulo Amendola.

O adolescente, de 17 anos, foi apreendido minutos depois na mesma altura onde ocorreu o crime, na esquina da Avenida Atlântica com Rua Júlio de Castilhos, e levado para a 12ª DP (Copacabana). Ao mesmo tempo, uma outra equipe acolhia o casal americano vítima do menor. 

"Além de contribuir para a prisão de suspeitos, as imagens também são usadas como prova pela Polícia Civil. É importante ressaltar, que uma equipe vai em busca do suspeito e outra faz o acompanhamento das vítimas. O casal assaltado, por exemplo, recebeu o cordão de volta ao chegar à delegacia", disse Amendola. 

No início deste ano, a Guarda Municipal ampliou o seu Centro de Controle Operacional (CCO), que ganhou uma nova estrutura em um andar do prédio do Centro de Operações Rio (COR). Entre as novidades, estão dez estações de videomonitoramento 24 horas com acesso as cerca de 1.500 câmeras da cidade, 815 delas gerenciadas pelo município e algumas exclusivas da GM. O foco na segurança não prejudica as outras atividades do centro, de acordo com o novo chefe-executivo do COR, Marcos Landeira. 

“A sala de vídeo-monitoramento gerenciada pela GM-Rio funciona sem qualquer prejuízo para as atividades de rotina que já são desenvolvidas pelo COR. O centro operacional da prefeitura segue com seu trabalho de excelência no monitoramento e integração das operações de logística urbana da cidade e está ofertando novos serviços para a população”, explica Landeira.

O foco inicial é a orla e seus principais corredores. Duas novas câmeras específicas para cobertura completa da Praia do Arpoador fazem parte do monitoramento, dando cobertura desde a Pedra do Arpoador até o Parque Garota de Ipanema.

Com o novo plano%2C o Centro de Controle Operacional da Guarda Municipal%2C que conta com 80 câmeras%2C terá reforço de mais 30 agentesDivulgação
Você pode gostar