Por thiago.antunes

Rio - Eduardo Paes (PMDB) entrará para o hall dos pré-candidatos ao governo estadual que buscam aproximação com o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), cotado para disputar a presidência da República. No Rio, o tucano já tem sido cortejado pelo correligionário Carlos Osorio e por Indio da Costa (PSD), que será o nome apoiado pelo prefeito Marcelo Crivella (PRB).

Mas antes de dar início às articulações em torno de sua candidatura, Paes espera se livrar de qualquer respingo da Lava Jato. Como o uso de Caixa 2 para campanha pega mais de 90% da classe política, avalia que a possível comprovação de que aderiu a tal prática não lhe causará danos.

Parecer do TCM

Paes comemorou esta semana a aprovação, pelo Tribunal de Contas do Município, de suas contas de 2016 no comando da prefeitura.

Parecer do TCM 2

Já Crivella citou o mesmo relatório do TCM para apontar ilegalidades encontradas na municipalização dos hospitais Rocha Faria e Albert Schweitzer, durante a gestão de Paes. Afirma que o aumento do IPTU é essencial para a manutenção das unidades.

Parecer do TCM 3

O conselheiro José de Moraes Correia Neto faltou à sessão do TCM que julgou as contas da prefeitura de 2016 — a mais importante do ano no tribunal. Alegou estar afônico e com febre. Mas sua ausência foi comentada na corte, já que, dois dias antes, ele se estranhou feio com outros dois conselheiros.

Uma longa espera

A Assembleia Legislativa demorou exatamente um ano para publicar, no Diário Oficial, requerimento de informações do deputado Eliomar Coelho (Psol) que solicita à Secretaria de Fazenda a lista dos 500 maiores devedores de ICMS do estado e de empresas que usufruem de benefícios fiscais. Agora, o governo estadual tem 30 dias para responder.

Alô, alô!

André Ceciliano (PT), que presidiu as últimas sessões da Alerj no lugar de Jorge Picciani (PMDB), ganhou prestígio entre seus pares. Parlamentares dizem que ele conduziu bem as votações e, diferentemente de Edson Albertassi (PMDB), líder do governo, atende o celular.

Sem açúcar?

Por ser apontado como “moderado”, Ceciliano ganhou o apelido de “PT light” na Alerj.

Cultura

Hugo Dalmon autografa ‘Fábula de viagem no tempo: por Amélia, a gata’, terça, às 18h30, na Biblioteca Municipal Raul de Leoni, em Volta Redonda.

Você pode gostar