Por thiago.antunes

Rio - Desde o início de 2016, o sinal analógico de televisão vem sendo progressivamente desligado nas cidades. O fim do sinal analógico será completado em todo o país até dezembro 2018. Os televisores mais antigos, sem conversor, para continuar recebendo o sinal, que será exclusivamente digital, devem utilizar conversores digitais ou receptores, que são diferentes.

Os que possuem aparelhos adaptados para sinal digital não serão afetados. Não é necessário comprar um novo aparelho de tv, pois todos podem ser adaptados ao sinal digital por um conversor, que custa em torno de R$ 100. TVs compradas nos últimos cinco anos, já acessam o sinal digital e os aparelhos com o selo DTV, bem como a maioria das tvs de LED, LCD e Plasma já estão adaptadas.

Poucos sabem, mas os beneficiários de programas sociais, como Bolsa Família, têm direito a recebimento de kits gratuitos de conversão (www.sejadigital.com.br).

'Atenção a gastos considerados se importância. Quando somados fazem diferença no orçamento mensal'%2C Reinaldo Domingos%2C presidente da AbefinDivulgação

Poste caindo

Moro na Rua Francisco de Assis no bairro de Santa Isabel, em São Gonçalo. Em frente minha casa há um poste de madeira, muito antigo, que está apodrecendo e apresenta risco de queda. É preciso que seja substituído o mais breve para evitar um acidente. Telismã Costa, Santa Isabel – São Gonçalo

A Enel Distribuição Rio informa que enviou uma equipe técnica a rua São Francisco para averiguação e esclarece que irá incluir o poste mencionado em seu cronograma de manutenção. Assessoria de Imprensa ENEL

Resolvido!

Na semana passada escrevi para vocês pedindo uma intervenção a respeito de um problema enfrentado junto a Operadora Oi. Dois dias após o envio da reclamação, recebi uma ligação da Oi e o problema foi finalmente resolvido. Tudo voltou ao normal, exatamente como eu queria. Agradeço muito sua intervenção e ajuda, pois através dela foi resolvido um problema que parecia insolúvel. Mais uma vez, muito obrigada! Wladimir d'Ortega, Copacabana

Microondas enferrujado

A rede informa que, em contato com a Sra. Ana Maria Souza Carvalho, confirmou que será feita a coleta do produto para análise e reparo. A empresa seguirá acompanhando o caso até a sua finalização e permanece à disposição pelos canais de atendimento, para qualquer informação adicional que a cliente necessite. Assessoria do Carrefour

Em 2015 adquiri um micro-ondas Brastemp no Supermercado Carrefour. Comprei também a garantia estendida. O micro-ondas está todo enferrujado. Entrei em contato com o Carrefour e pediram que eu levasse o produto até a Assistência Técnica, mas não tenho condições de levar o produto sozinha, pois sou deficiente.
Ana Maria Souza Carvalho, São Gonçalo

Programa de pontos

Tenho um plano Vivo Controle que dá direito a resgate de aparelho por troca de pontos, porém não tenho obtido sucesso em nenhuma das tentativas de troca, seja através das lojas físicas, telefone ou internet. Sempre dão uma desculpe e alegam problema no sistema.  Sérgio Nascimento, Rio 

A Vivo informa que, após análise técnica, não foram identificadas falhas no sistema do Vivo Valoriza. O cliente foi orientado a procurar loja da Vivo a fim de verificar os benefícios disponíveis para resgate de sua pontuação. Assessoria de Imprensa Vivo

Dúvidas frequentes - Tatiana W. de Souza, direito do consumidor

Tatiana W. Souza%2C direito do consumidorDivulgação

Você sabe o que é dano moral? Segundo a advogada Tatiana Wagner de Souza, é a violação do direito à dignidade da pessoa, ou seja, a ofensa à intimidade, à honra, à vida privada e ao direito individual. Com a Constituição Federal de 1988, firmou-se o entendimento de que o dano moral seria presumido.

Devido a exageros e abusos há necessidade de prova. Não pode ser confundido com meros aborrecimentos. Uma das situações mais comuns que geram o dever de indenizar é a inclusão indevida do nome do consumidor nos cadastros de restrição ao crédito.

Vale lembrar que a negativação indevida, gera inúmeros prejuízos ao consumidor que ficará impedido de fazer compras em lojas por crediário, emitir talonários de cheques e contrair empréstimos bancários.

Envie suas dúvidas, reclamações e denúncias pelos canais: odia@reclamaradianta.com.br ou(21) 99328-9328 no WhatsApp. De segunda a sexta-feira, das 10h ao meio-dia, acompanhe a coluna No Dia Reclamar Adianta, na Rádio Bandeirantes AM 1360. Assista pelo celular noYoutube: Programa ReclamarAdianta ao vivo. Facebook: programa reclamar adianta Twitter: @reclamaradianta

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