Rio - Um policial militar que estava de folga acabou morrendo depois de reagir um assalto e trocar tiros com criminosos que tentaram roubar o seu carro, na noite desta sexta-feira, no Grajaú, na Zona Norte do Rio. O cabo Cleber de Castro Xavier do 20º BPM (Mesquita), atingiu e matou um dos bandidos, que estava em uma moto com um comparsa. PM, que estava noivo, completaria 29 anos neste domingo. Com sua morte, sobe para 87 o número de militares mortos este ano.
O crime aconteceu na Avenida Julio Furtado, perto da Praça Edmundo Rego. O policial chegou a ser socorrido no Hospital Federal do Andaraí, mas não resistiu. O assaltante morto foi identificado como Vagner da Silva Rodrigues, de 23 anos. O outro homem que estava na moto com ele também teria ficado ferido, mas conseguiu fugir. A Delegacia de Homicídios (DH-Capital) investiga o caso e tenta identificar e prender o outro criminoso que participou da tentativa de roubo.
Mais ou menos no mesmo horário, bandidos fizeram um arrastão na Autoestrada Grajaú-Jacarepaguá, que fica na região próxima do local onde o PM sofreu a tentativa de assalto. Pelo menos um veículo foi roubado e a polícia 3º e 18º BPM — Méier e Freguesia — foram acionados para o local para tentar prender os criminosos. Não se sabe se esta ocorrência tem relação com a que acabou com a morte de um policial e um assaltante.
De acordo com a Polícia Militar, o cabo Cleber estava noivo de uma advogada e não nem tinha filhos. Seu velório começa às 10h deste domingo no Cemitério Jardim da Saudade de Mesquita, na Baixada, onde o corpo será enterrado às 15h.