Por gabriela.mattos

Rio - A Prefeitura de Belford Roxo demoliu o portal de entrada da cidade na madrugada desta terça-feira. No dia 12, o município já havia anunciado, sem dar detalhes, que vai construir um outro monumento na Avenida Dr. Carvalhães, que dá acesso à Rodovia Presidente Dutra. No entanto, o prefeito ainda não divulgou mais detalhes sobre o novo marco.

Por meio do WhatsApp O DIA (98762-8248), leitores enviaram fotos que mostram o momento da demolição. Nas redes sociais, moradores criticaram a decisão da prefeitura. Segundo testemunhas, três máquinas foram usadas na demolição.

Portal de Belford Roxo foi derrubadoWhatsApp O DIA (98762-8248)

O antigo portal foi construído no governo de Jorge Júlio da Costa dos Santos, mais conhecido como Joca, o primeiro prefeito de Belford Roxo, que foi assassinado em 1995, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio. "Tem tanta coisa para fazer na cidade, mas o prefeito só sabe quebrar. Hoje cheguei pra trabalhar quando entrei nessa rua e me assustei. O portal era referência da cidade", lamentou um morador de Belford Roxo., que trabalha na mesma avenida onde ficava o pórtico.

Outra testemunha, que também preferiu não se identificar, afirmou que a prefeitura poderia se preocupar em reabrir os postos médicos fechados. "Aqui era um ponto de referência para quem não conhece Belford Roxo", disse.

Procurada, a prefeitura de Belford Roxo informou que: "a decisão de construir um novo pórtico na cidade é para dar lugar a um projeto urbanisticamente mais moderno".

Ainda segundo a nota, a demolição foi feita de noite para evitar problemas no trânsito, já que o local recebe fluxo intenso de veículos da Dutra e do centro do município. "A prefeitura está realizando obra de revitalização de toda a entrada, desde de abril. A obra envolve nova sinalização, arborização e calçadas com mais segurança e acessibilidade", diz a nota.

?Reportagem do estagiário Rafael Nascimento, com supervisão de Gabriela Mattos

Você pode gostar