Por karilayn.areias

Rio - A atriz e cantora Rogéria morreu na noite desta segunda-feira em decorrência de uma infecção generalizada. Ela estava internada na CTI da Clínica Pinheiro Machado, em Laranjeiras, na Zona Sul do Rio.

Rogéria Reprodução Internet

No dia 8 de agosto, Rogéria foi internada no mesmo hospital após sentir fortes dores nas costas. Na última sexta-feira, o produtor e empresário da artista, Alexandro Haddad, falou ao programa “A Casa é Sua”, da Rede TV, sobre o estado de saúde delicado dela. "Ela estava bem até o início da tarde. Mas, por volta das 14h30, a médica nos chamou para informar que Rogéria teve uma convulsão e está com infecção generalizada. Estou sem chão!  Queria repassar para as pessoas que ela estava bem, melhorando. Mas hoje ela piorou", relatou ele na ocasião.  

Trajetória

Nascida como Astolfo Barroso Pinto, em Cantagalo, Rogéria se autointitulava “travesti da família brasileira” e era uma das transformistas mais antigas em atividade no Brasil. A diva passou a usar roupas e maquiagens femininas na adolescência, mas nunca teve vontade de realizar a cirurgia de redesignação sexual. 

Começou a carreira como atriz ainda na década de 60, participando de diversos filmes nacionais da época. Também trabalhou como jurada de programa de auditório e, nos anos seguintes, foi maquiadora de artistas como Fernanda Montenegro, Bibi Ferreira e Elis Regina. 

Em 1979, Rogéria ganhou o prêmio "Mabembe" pelo espetáculo "O Desembestado", no qual atuou ao lado de Grande Otelo. Na televisão, atuou em "Tieta", de 1989; "Paraíso Tropical", de 2007 e "Lado a Lado", de 2012. 

Recentemente, Rogéria foi tema de um documentário "Divinas Divas", dirigido por Leandra Leal, no qual aborda a vida e carreira da atriz e outras sete travestis. 

Repercussão

Famosos usaram as redes sociais para se despedir de Rogéria. O ato bruno Mazzeo postou uma foto com atriz, que diz ter seu "respeito". 

Valesca Popozuda lamentou a morte da atriz, destacando seu humor e talento: 

Muito próxima de Rogéria, Leandra Leal deu detalhes sobre o velério da atriz e agradeceu o carinho dos fãs: 

O escritor Aguinaldo Silva lelmbrou a amizade que tinha com a atriz: 

Você pode gostar