Por thiago.antunes

Rio - Em plena crise, a Câmara Municipal do Rio contratou, por R$ 2,141 milhões, uma empresa para fornecer "profissionais qualificados para prestação de serviços de operação de sistemas informatizados e suporte a usuários de informática".

Além do valor e da falta de licitação, outro detalhe chama a atenção na escolha da 'Exito's C. G. Comércio e Serviços LTDA' para prestar o serviço de 'help desk' no Palácio Pedro Ernesto. A atividade econômica principal da empresa é o "comércio atacadista de instrumentos e materiais para uso médico, cirúrgico, hospitalar e de laboratórios".

Em tempo: o painel eletrônico da Câmara pifou na sessão que aprovou o reajuste do IPTU em primeira votação, no dia 22. Já na decisiva, há uma semana, chegou a ficar fora do ar e computou errado o voto de um vereador.

Quanto vale a hora?

A Câmara não revelou quantos profissionais da 'Exito's' atuam na Casa. Afirmou que há contratação de "hora técnica de profissionais qualificados".

Sem licitação

O Palácio Pedro Ernesto diz que a 'Exito's' não passou por processo licitatório porque o contrato foi feito de forma emergencial. Alega que a empresa anterior encerrou o contrato fora do prazo previsto e que a 'Exito's' apresentou o menor preço de mercado. O contrato emergencial, que começou a vigir em março, expira no sábado. A 'Exito's' ganhou R$ 357 mil por mês no período. Agora, a Câmara diz que fará licitação.

O almoço de Crivella

O prefeito Marcelo Crivella (PRB) convidou 31 vereadores para um almoço hoje no Palácio da Cidade, em Botafogo leia-se todos os que votaram a favor do governo no reajuste do IPTU. Mas tem penetra querendo aparecer. São parlamentares que votaram contra, perderam cargos e, agora, aproveitarão o almoço para tentar não ficar de estômago vazio.

Aproximação

O ex-governador Anthony Garotinho (PR), que avalia se candidatar ao Palácio Guanabara, usou seu blog para criticar a aproximação de Cesar Maia (DEM) com o PMDB, costurada por Eduardo Paes (PMDB) e pelo presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM), e antecipada pela Coluna em junho. Diz que essa chapa deveria se chamar "Me engana que eu gosto". Mas, na penúltima eleição para prefeito, sua filha, Clarissa Garotinho (PRB), foi vice na chapa de...Rodrigo Maia.

Reaproximação

A relação do presidente da Assembleia Legislativa, Jorge Picciani (PMDB), melhorou não só com Pezão, como o Informe revelou no domingo. As farpas trocadas com o deputado Paulo Melo (PMDB) também ficaram para trás.

'Brincadeira' que mata

Com campanhas educativas, o Corpo de Bombeiros conseguiu reduzir em 10% o número de trotes recebidos nos últimos dois anos. Mesmo assim, das cerca de 180 mil ligações atendidas por mês, 35% ainda são de pessoas que não têm mais o que fazer.

Lei Seca

No feriadão, a Lei Seca flagrou 363 motoristas com sinais de embriaguez em todo o estado. Foram abordados 6.348 motoristas; 1.213, multados.

Você pode gostar