Por caio.belandi

Rio - A Polícia Militar prendeu, na tarde desta quinta-feira, um homem e apreendeu um menor suspeitos de participarem do sequestro de uma van de transporte escolar, às 8h da manhã, em São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio.

Os dois foram detidos na Mangueirinha, comunidade do município. Com eles, foram apreendidas drogas, armas, rádio transmissores e munição. Segundo a PM, outros oito criminosos sequestram o motorista, duas crianças e uma monitora. Ninguém ficou ferido.

A van foi sequestrada por suspeitos que fugiam de uma operação policial no Complexo do Jóquei. Eles queriam sair da favela da Dita em direção a comunidade conhecida como Capote. Cinco dos suspeitos entraram no veículo, enquanto outros cinco continuaram em um carro. Durante a fuga, uma menina de 11 anos foi deixada na escola que frequenta. A outra criança é um menino de 4 anos. 

Dois suspeitos de sequestrarem uma van escolar em São Gonçalo foram presos na Mangueirinha. Outros oitos participaram da açãoDivulgação

A PM faz cerco na região para achar outros suspeitos. O caso foi registrado na 75ª DP (Rio do Ouro). A Polícia Civil acredita que o bando seria de comunidades do Rio de Janeiro, que teria atuado para ajudar na guerra entre facções do Complexo do Jóquei.

Conselheira tutelar: 'Realidade do município'

O Conselho Tutelar de São Gonçalo foi acionado para comparecer à delegacia, já que a criança de 4 anos estava sem os responsáveis. A conselheira tutelar Lívia Brazil, lamentou a situação que chamou de "complexa" e alertou para situação na região. "Essa é a realidade do município. E, principalmente, do bairro do Jóquei. O que avaliamos foi que a criança é muito pequena e não entendeu o que aconteceu e do risco que ele correu", afirmou.

Há dois meses, caso semelhante na vizinha Niterói

Em agosto deste ano, bandidos também roubaram uma van escolar com duas crianças na Rua Doutor March, no bairro Barreto, em Niterói, também na Região Metropolitana. Os criminosos tentaram invadir o Morro dos Marítimos, no mesmo bairro, mas não conseguiram.

Na fuga eles renderam o motorista e levaram o veículo com duas crianças — de 1 ano e 11 meses e outra de 2 anos e 7 meses —, que seguiam para a creche. Elas foram encontradas pela PM em outra comunidade, o Morro da Pereirinha, em São Gonçalo. Os meninos foram resgatados sem ferimentos.

Você pode gostar