Por gabriela.mattos

Rio - Uma pessoa morreu e sete foram socorridas em hospitais após o desabamento de um muro na Rua Couto de Magalhães, em Benfica, Zona Norte do Rio, na manhã desta quarta-feira. Seis equipes do Corpo de Bombeiros, como dos quartéis de Vila Isabel, Grajaú e Benfica, foram acionadas às 7h50 para retirar as vítimas dos escombros.

O muro tinha seis metros de altura e 50 metros de extensão. O espaço é utilizado como canteiro de obras da Secretaria Municipal de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação. Testemunhas contaram que usuários de drogas dormem embaixo do muro e que, no momento do acidente, esses moradores de rua ainda estavam na calçada.

Muro desaba em Benfica e deixa feridosMaíra Coelho / Agência O Dia

"Ouvi um barulho muito forte no momento do desabamento. Uns 50 ou 60 moradores de rua dormem ali", contou a cozinheira Eliane dos Santos. Assim como ela, o comerciante Genilson André da Silva também contou que o barulho assustou os moradores do bairro. "Foi por volta das 8h30. Vi quatro pessoas sendo socorridas quando cheguei aqui", lembrou. 

Equipes retiraram vítimas embaixo de entulhos após desabamento de muro em BenficaMaíra Coelho / Agência O Dia

As investigações estão em andamento na 21ª DP (Bonsucesso). A Polícia Civil informou que o engenheiro da obra será ouvido na delegacia. 

Em nota, a Prefeitura do Rio informou que a Secretaria Municipal de Urbanismo, Infraestrutura e Habitação notificou a empresa Hydra Engenharia para prestar esclarecimentos sobre a queda do muro.

"O terreno foi alugado pela empresa e usado para operações de logística e armazenagem de material. A Hydra Engenharia é responsável pelas obras do programa Favela-Bairro na comunidade do Arará. A secretaria aguarda o resultado da perícia criminal para ter informações sobre o que causou o acidente e tomar as medidas cabíveis", diz a nota.

Feridos levados para hospitais

Os feridos foram levados para os hospitais municipais Souza Aguiar, no Centro, e Salgado Filho, no Méier. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, foram levados para o Souza Aguiar um homem de 43 anos que teve traumatismo craniano e na região do tórax e abdôme e que se encontra em estado grave; uma mulher, de 32, que teve fratura exposta em membro inferior e passa por uma cirurgia, e um homem, de 33, que também teve fratura em membro inferior e cujo quadro é estável.

Para o Salgado Filho foram levados uma mulher, de 50 anos, que se encontra em estado grave e respirando por aparelhos; uma mulher, de 35, que sofreu uma lesão no braço e passará por cirurgia; um homem, de 31, e outro, de 39, que foram encaminhados para exames.

Trânsito interrompido

Por causa do acidente, a via precisou ser interditada por volta das 9h30. Segundo o Centro de Operações, os motoristas enfrentam congestionamentos na região, principalmente na Rua Célio Nascimento, no Viaduto de Benfica, em trechos da Avenida Brasil e na Rua Prefeio Olímpio de Melo. Além dos bombeiros, agentes da CET-Rio, da Polícia Civil, policiais militares e funcionários da secretaria foram acionados. A Defesa Civil realizou perícia no local.

Você pode gostar