Por gabriela.mattos
Rio - O mundo nesta época nos ensina a preparar nossas casas, nossa ceia, comprar presentes, reunir a família. O Natal é um dia de grande alegria também exterior, mas é, sobretudo, um acontecimento religioso para o qual é necessária uma preparação espiritual. O tempo do Advento nos ajuda a parar para pensar porque nós celebramos o Natal. Um momento muito importante de reflexão e oração para não cairmos na armadilha do Natal sem Jesus.
Fato é que, de repente, nos assustamos ao ver que o Natal novamente se aproxima. E não estamos verdadeiramente preparados para o encontro com Jesus Cristo. Um Natal nunca pode ser igual aos outros, pois o menino Jesus sempre tem algo muito novo, uma renovação interior, para trazer ao nosso coração. Com o nascimento de Jesus em Belém, é o próprio Deus que habita no meio de nós para nos libertar do egoísmo e do pecado.
Publicidade
A condição para fazer parte deste reino é cumprir uma mudança na nossa vida, isto é: convertermo-nos. Vivemos então um tempo de conversão, confissão, mudança de vida. É hora de fazer o exame de consciência e buscar a reconciliação com Deus e com as pessoas! É ainda tempo de fazer bons propósitos: ajudar o próximo, procurar o distante, alimentar os pobres.
O Natal é um encontro. Trata-se, portanto, de um encontro com Jesus, o Menino Deus que traz consigo o segredo da verdadeira paz à alma humana ainda tão agitada. Nesse encontro com Cristo, a oração é um importante caminho de preparação para bem celebrarmos o nascimento de Jesus. Que, ao chegar o Natal, Jesus nos encontre reunidos em oração, com um coração convertido, firme na missão e perseverante na justiça e na paz.