Por karilayn.areias
Rio - Para evitar problemas no momento das compras de Natal, o Procon de Maricá lançou uma cartilha que contém as principais informações sobre os direitos do consumidor. E foi às ruas ouvir os relatos das pessoas e explicar quais os procedimentos que devem ser adotados em casos de prejuízos na compra de mercadorias nas lojas.
Procon de Maricá lança cartilha com informações sobre direitos do consumidorDivulgação

A técnica de enfermagem Clemeilda Ferreira da Silva contou que se sentiu lesada ao comprar uma geladeira e ter que pagar quase o dobro do preço original, em função da cobrança da garantia estendida. "A geladeira era mil reais e saiu por dois mil reais. O vendedor explicou que o valor adicionado era por causa da garantia estendida. O cidadão que desconhece as leis acaba se prejudicando. Eu achei um absurdo", disse.

A coordenadora do Procon, Angélica Spíndola, alertou para que as pessoas fiquem atentas em casos de compra com venda casada prática ilegal em que um produto é vendido condicionado a outro, sem que o consumidor tenha conhecimento.
Publicidade
"Nós temos alertado as pessoas a não fechar esse tipo de contrato, uma vez que ele é abusivo. Isso é ilegal", afirmou.
Ainda de acordo com a coordenadora, em situações de pagamento de cobrança indevida o cidadão tem o direito de ser ressarcido em dobro do valor.
Publicidade
Ao ser abordado pelos agentes, Jeremias Nunes dos Santos relatou a experiência positiva ao ser amparado pelo Procon municipal. "Procurei o Procon de Maricá para resolver um problema com uma operadora de telefone. Eu pedi um celular e eles (a operadora) mandaram dois em vez de um. Na hora de vender, falaram que eu poderia ficar com o outro celular sem ter custo algum. Mas, ao final, eles me cobraram o valor do aparelho. Fiz um acordo e o problema foi resolvido", comentou.
Agentes do Procon de Maricá entregaram cartilha com os direitos do consumidor e explicaram o que fazer em caso de prejuízos em lojasDivulgação

Ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, o Procon de Maricá atua na proteção e defesa do consumidor para garantir que os direitos sejam respeitados pelos fornecedores de serviços e produtos, mantendo assim o equilíbrio nas relações e promovendo o bem comum.

Em casos de problemas com fornecedores de serviços e produtos, o consumidor deve procurar o Procon de Maricá, levando carteira de identidade e a nota fiscal para fazer a reclamação. O Procon fica na Rua Álvares de Castro 346, Centro, no 1° piso da Prefeitura de Maricá. Atendimento de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.