Por

Rio - Hospitais da rede municipal do Rio e do Sistema Único de Saúde (SUS) terão agora um terceiro turno de atendimento para cirurgias eletivas. Trata-se do projeto Corujão da Saúde, anunciado pela prefeitura, ontem, no Palácio da Cidade.

As cirurgias começam a ser realizadas no dia 1° de março, sempre de segunda a sexta-feira, no turno da noite, e, em algumas unidades, também nos fins de semana. "Dez mil pessoas serão operadas até novembro", calculou o prefeito Marcelo Crivella.

O objetivo é diminuir o tempo de espera na fila por procedimentos oftalmológicos; hérnia inguinal, umbilical e epigástrica; de vasectomia e de fimose. Atualmente, há 5 mil pessoas com exames prontos para serem submetidas a estes tipos de cirurgias.

A expectativa é que mais 1.020 cirurgias mensais sejam realizadas nos hospitais municipais Miguel Couto, Salgado Filho, Souza Aguiar, Lourenço Jorge, Francisco da Silva Telles e o da Piedade, além dos dois pediátricos: Jesus e Nossa Senhora do Loreto.

Hoje, esta rede opera cerca de 700 pessoas por mês nesses procedimentos específicos. "Com as 1.020 cirurgias que passaremos a fazer no Corujão, à noite, e as 700 que já são realizadas, aumentaremos para quase 1.800 cirurgias por mês, o que dá quase 150% de crescimento no número de procedimentos", acrescentou o secretário municipal de Saúde, Marco Antonio de Mattos.

A expectativa é acrescentar outras cirurgias no terceiro turno, como de varizes, vesículas e ginecológicas.

 

Você pode gostar
Comentários