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Rio - Para atender a uma nova demanda de metodologia de ensino, os professores de cursos de graduação têm investido em formas diferentes de aprendizagem. Os docentes apostam no papel dos alunos como protagonistas, estabelecendo um universo acadêmico mais democrático e participativo nas salas de aula.

Professor do curso de Administração do Mackenzie, Paulo César Guimarães afirma que o aluno deva ser elemento central no processo de ensino. "O tempo das aulas expositivas, única e exclusivamente, já passou. A tecnologia coloca nas mãos de cada um de nós a possibilidade do acesso à informação. Hoje é muito comum o professor ser acompanhado e checado em relação ao que está sendo falado durante a exposição de um determinado tema. A tecnologia democratiza a informação e a capacidade de acesso", conta.

Nesse processo, a sala de aula deve funcionar como um local de liberdade para alunos desenvolverem debates e discussões, sem cartilhas pré-programadas, para que seja criado um ambiente de maior aprendizado. Dessa forma, as inovações tecnológicas contribuem para a obtenção de conhecimento, pois elas podem promover estudos de caso ou simulações de eventos em tempo real, tornando o ensino mais atualizado.

Professora do curso de Direito do Mackenzie, Patrícia Queiroz acredita em um ensino menos engessado. "O aluno precisa se tornar o protagonista e o maior interessado na discussão dos assuntos e resultados. Na utilização da internet em sala de aula, espera-se que o aluno melhore a capacidade de solucionar problemas inerentes à carreira", diz Patrícia.

Ambiente para debates

Os professores do Mackenzie destacam que a faculdade é um ambiente de diversidade e de pluralidade. "Destacamos no Mackenzie a tentativa permanente de se construir um universo acadêmico cada vez mais igualitário e participativo. Aprendemos muito sobre a convivência das diversidades, com disponibilidade para debates e discussões", complementa o professor Paulo César Guimarães.

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